Bosch comemora a marca de dois milhões de ABS produzidos no Brasil. Confiança no mercado brasileiro faz com que a empresa amplie sua linha de produção

A Bosch comemora a marca de 2 milhões de ABS produzidos no mercado nacional, a menos de um ano de entrar em vigor a legislação que obriga todos os carros zero quilômetros fabricados no Brasil a saírem de fábrica equipados os sistemas ABS e Airbags frontais. “A Bosch iniciou a produção de ABS no Brasil em 2007, ou seja, antes mesmo da legislação entrar em vigor. Isso reforça o nosso pioneirismo em tecnologias que proporcionem mais segurança aos usuários e confiança no mercado nacional”, af irma Carlo Gibran, gerente de vendas da divisão Chassis Systems Control da Bosch América Latina.

Além do crescimento da presença do ABS, a taxa de instalação do Airbag também registrou aumento no último ano. Segundo pesquisa realizada pela Bosch, com base em estatísticas de vendas, 48% dos novos veículos de passageiros licenciados entre janeiro e dezembro de 2012 tinham freios ABS ¿ representando um volume 14 % maior que em 2011. No quesito segurança passiva, o estudo também mostrou que houve crescimento na taxa de instalação de Airbags frontais para motorista e passageiro em 9 pontos percentuais, de 45% em 2011 para 56%, em 2012.

Ainda dentro desta estatística, 12% desses novos veículos saíram de fábrica equipados com ESP® – Programa Eletrônico de Estabilidade – o que representa um crescimento de três pontos percentuais em relação ao ano passado. O sistema ESP conta já com a funcionalidade ABS incluído.

“A Bosch investiu, no último ano, cerca de R$ 20 milhões na instalação de uma nova linha de produção de ABS e ESP, ambos geração 9. Com o conceito de produção flexível, essa nova linha permitirá a Bosch ser a primeira empresa a produzir o ESP® – Programa Eletrônico de Estabilidade – na América Latina”, reforça Gibran.

Ainda segundo o executivo, dependendo da demanda do mercado, a Bosch poderá acionar uma linha adicional de ABS geração 9, ainda no segundo semestre deste ano para aumentar a capacidade produtiva para 1.8 milhão de módulos por ano.

ESP® salva vidas
“O crescimento do número de carros equipados com ESP® no último ano, ainda que singelo, mostra que já há uma tendência em aumentar a segurança dos usuários de veículos automotores”, ressalta Carlo Gibran. Segundo o executivo, depois do cinto de segurança, o ESP® é um dos sistemas de segurança mais importantes do automóvel.

As Nações Unidas consideram o ESP® uma maneira eficiente de reagir contra o aumento recorrente do número de mortes nas estradas. De acordo com estudos, esse sistema de segurança ativa pode evitar até 80% dos acidentes causados por derrapagens. Por esse motivo, cada vez mais países estão exigindo que os automóveis novos saiam da fábrica com o ESP® como equipamento padrão.

Na Europa, isso já ocorre em todos os veículos desde outubro de 2011. Nos Estados Unidos o sistema é obrigatório em todos os veículos de até 4,5 toneladas. Regulamentações semelhantes entrarão em vigor nos próximos anos na Austrália, Japão, Coréia e Rússia. Atualmente, em todo o mundo, 51% dos automóveis de passeio novos e veículos comerciais leves estão equipados com o ESP®.