Cuide bem do seu amor. O carro é uma das grandes paixões dos brasileiros. No entanto, ter um veículo na garagem requer cuidados especiais e manutenção regular

Depois do futebol, a paixão dos brasileiros tem quatro rodas que, como os estádios dos grandes campeonatos, necessitam de cuidados especiais. Os automóveis se diferenciam por características como conforto e segurança, mas a manutenção costuma não variar. É preciso fazer revisões regulares. “Algumas regras básicas para o proprietário de um carro precisam ser seguidas para uma vida longa do veículo e segurança do motorista e pedestres”, alerta Francisco Oliveira, Gerente de Pós-venda da Copagra, empresa gaúcha representante da Ford em Porto Alegre. Para auxiliar os condutores nessa questão, a concessionária explica os principais equipamentos importantes e os cuidados necessários com as máquinas.

Box Rápido
Para evitar o transtorno, a Copagra oferece o Box Rápido, setor da empresa que realiza serviços de alinhamento e balanceamento; suspensão (molas e amortecedores); de troca de velas de ignição, pneus, lâmpadas, óleo e filtro de óleo do motor; palhetas dos limpadores de parabrisas, pastilhas e discos de freio, escapamento, bateria e revisão de 6 e 12 meses. O diferencial do Box Rápido fica por conta da rapidez dos serviços, que são realizados em até duas horas e não exigem agendamento.

Bateria
As baterias dos carros mais modernos não exigem preocupação com a água. Entretanto, alguns veículos necessitam de um cuidado maior para manter o nível certo e garantir o funcionamento correto e a durabilidade da bateria. Uma verificação mensal é o suficiente. Se o carro estiver esquentando, leve-o a uma concessionária especializada.

  

Radiador
O motor, um dos pontos principais de um veículo, precisa ser refrigerado. Quem faz esse serviço é o radiador. Esse processo evita o superaquecimento, que causa danos severos ao cabeçote e até mesmo ao motor. A Copagra recomenda verificar o nível do reservatório quinzenalmente e uma vez por ano fazer a limpeza do sistema.

  

Extintor
Além de ser obrigatório por lei, o extintor é um grande aliado do motorista em casos de incêndios. Porém, ele precisa estar em boa qualidade de uso, carregado e dentro do prazo de validade.

Faróis
Uma das maiores causas de acidentes de trânsitos fica por conta da pouca visibilidade nas estradas brasileiras. Por isso, a Copagra alerta manter os faróis e setas em funcionamento, além de ser uma obrigação é item de segurança ativa. Para controle, o ideal é verificar periodicamente se alguma lâmpada dos faróis ou das lanternas está queimada.

Filtros
Combustível: É preciso respeitar o intervalo de troca preconizado pelo fabricante do veículo. O filtro serve para retirar as impurezas do combustível e conservar o sistema de injeção do motor.

Óleo: Assim como qualquer outro filtro, o de óleo também acumula sujeira. Quando acontecer a troca de óleo, a recomendação é trocar o filtro também.

Óleo do motor
Quem conhece carros sabe da importância deste componente. Além de lubrificar as partes móveis do motor, ele o limpa e refrigera. A Copagra recomenda trocar o óleo a cada seis meses ou 10.000km, o que primeiro ocorrer.

Pneus
Fator de segurança dos veículos, os pneus são responsáveis pelo contato da máquina com o solo e o desgaste dos mesmos se torna inevitável. Por isso, é necessário que o condutor perceba quando eles estão deteriorados (com bolhas ou cortes) ou, como chamamos popularmente, carecas. Na banda de rodagem existe uma linha indicadora de limite de desgaste (TWI) que nos mostra a hora de trocar o pneu.

Amortecedores
Sabemos da dificuldade que o veículo tem ao se deparar com estradas cheias de buracos e pedregulhos. Por esse motivo, salientamos que os amortecedores controlam os movimentos de sobe-e-desce da suspensão, permitindo que ela se mova normalmente. Os amortecedores absorvem o excesso de energia produzida pelas molas e pneus, limitando as rebatidas das rodas. Mantenha-os em bom estado.