Dana apresentará os documentários de Jean Manzon na Expo Roberto Lee

Entre os dias 2 e 4 de agosto, a indústria de autopeças Dana marcará presença na festa de 50 anos do primeiro museu de automóveis do país relembrando marcas e carros que fizeram história. A empresa exibirá na Expo Roberto Lee, em Caçapava (SP), uma série de filmes do cineasta francês Jean Manzon sobre o início da produção nacional de veículos.

A exposição de modelos clássicos faz parte de um conjunto de iniciativas organizadas pela prefeitura local e o grupo de conselheiros da entidade para resgatar a importância dessa coleção pioneira no desenvolvimento do antigomobilismo nacional. A meta é tornar a cidade novamente uma referência entre os aficionados pelas máquinas antigas.

Cenas Memoráveis

Os documentários que serão apresentados no evento foram restaurados com o patrocínio da Dana para comemorar o cinquentenário da indústria automobilística brasileira. Rodados entre 1952 e 1974, trazem imagens raríssimas, como a “Cidade FNM”, a viagem da Caravana de Integração Nacional, os testes em Interlagos e o I Salão do Automóvel.

Além de serem projetadas num telão durante a festa, as 23 produções passarão a integrar o acervo da entidade, que terá cópias digitalizadas de todo o material. Os clubes de antigomobilismo que estarão apoiando a Expo Roberto Lee também receberão o conteúdo em doação. Ainda é possível conhecer os filmes no site www.dana.com.br/historia.

“É uma satisfação mostrar um pouco da nossa tradição automobilística, repleta de desafios e grandes superações, ao público que virá prestigiar o renascimento do museu. Daremos esse primeiro presente à coleção e esperamos colaborar novamente no futuro”, destaca Luís Pedro Ferreira, diretor de relações corporativas da Dana.

Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas

Criado em 1963 por Roberto Eduardo Lee, pioneiro do antigomobilismo brasileiro, o Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas foi o primeiro do gênero no país e, até hoje, é a única coleção de veículos tombada pelo patrimônio histórico. Nos tempos áureos, atraia milhares de visitantes e personalidades para a Fazenda Esperança, na cidade de Caçapava.

Após permanecer fechado por duas décadas, em decorrência da morte prematura do fundador, o acervo foi doado à prefeitura em 2011. Desde então, poder público, empresas e aficionados estão somando forças para recuperar a coleção. Entre os 40 “sobreviventes”, estão raridades como o Tucker Torpedo, Alfa Romeo Grand Prix e Packard Roadster Dietrich.

Expo Roberto Lee Classic

A exposição em comemoração ao cinquentenário do museu de Roberto Lee será realizada, de 2 a 4 de agosto, no Centro Cultural de Caçapava (Av. José de Moura Resende, 474). Os visitantes contarão com entrada e estacionamento gratuitos, além de área especial para veículos clássicos. A programação completa está no site www.cacapava.sp.gov.br.

Conheça modelos de sensor de estacionamento para automóveis: