Geely e Bielorrússia assinam acordo para grande projeto de montagem de automóveis

O Zhejiang Geely Holding Group (“Geely Group”) anunciou hoje que assinou um acordo para estabelecer uma joint venture na criação de um grande projeto de montagem de automóveis com o governo bielorrusso, marcando a implementação da primeira joint venture automotiva entre China e Bielorrússia.

De acordo com os termos do acordo, o Geely Group, juntamente com a BELAZ, a segunda maior empresa de máquinas de mineração do mundo e a SOYUZ, uma joint venture de produção de grandes peças, formarão a sociedade anônima de capital fechado BELGEE. O novo empreendimento, com capacidade de produção anual de 120.000 unidades, vai produzir automóveis Geely na Bielorrússia, começando com o SUV-EX7, o Geely SC7, SC5 e o LC-CROSS.

O Geely SC7 está disponível na Bielorrússia desde março deste ano e o SUV-EX7 deverá estar disponível até o final de 2013. A capacidade de produção do projeto e a linha de produtos serão posteriormente expandidas para permitir o fornecimento para a Rússia, Ucrânia e o mais amplo mercado CIS[1].

A Geely Auto teve uma rápida expansão no exterior nos últimos anos e as exportações para mercados estrangeiros deverão continuar crescendo. Ela é agora a exportadora de automóveis de mais rápido crescimento na China, com vendas particularmente fortes para os mercados russo e ucraniano. Entre janeiro e junho deste ano, a Geely Auto registrou vendas de 14.886 e 6.739 unidades na Rússia e na Ucrânia, respectivamente, dando-lhe a maior presença entre as marcas de automóveis chinesas nesses mercados. O acordo de joint venture Geely-Bielorrússia promove o desenvolvimento da indústria automobilística bielorrussa e fornece à Geely uma plataforma para expandir sua presença no mercado CIS, o que representa um passo importante para as ambições da empresa no exterior.

[1] CIS, ou Comunidade de Estados Independentes, inclui a Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão, Moldávia, Rússia, Tajiquistão, Uzbequistão, bem como os membros participantes Turcomenistão e Ucrânia.