Michelin apresenta o pneu X-SUPER TERRAIN +. O melhor parceiro para caminhões articulados utilizados em canteiros de obras

Minas a céu aberto, pedreiras e fábricas de cimento, assim como projetos de infraestrutura rodoviária, ferroviária ou de barragens – todas essas obras apresentam um ponto em comum. Os caminhões articulados têm um papel fundamental para o sucesso dessas operações, que estão aumentando no mundo inteiro.

Os dumpers articulados, que podem transportar cargas úteis entre 20 e 50 toneladas, precisam ser extremamente adaptáveis, versáteis e capazes de carregar materiais em terrenos que podem ser difíceis, independentemente das condições climáticas.

Atualmente, tantos os caminhões de estrutura rígida como os articulados podem contar com um importante aliado: o novo pneu MICHELIN X-SUPER TERRAIN +, que comporta toda a gama de soluções tecnológicas oferecidas pela Michelin aos operadores que trabalham em pedreiras e em projetos de infraestrutura em grande escala.

Tanto nesses locais como em minas de superfície, os pneus operam em condições extremamente difíceis. Durabilidade, tração e dirigibilidade, quaisquer que sejam as condições de trabalho, são fundamentais, assim como a confiabilidade e a robustez das máquinas que eles equipam.

O novo MICHELIN X-SUPER TERRAIN + oferece três importantes avanços em todas as áreas:

Maior segurança. O novo MICHELIN X-SUPER TERRAIN + – apresenta maior desempenho no quesito segurança, graças aos flancos reforçados. Ao contrário do pneu da geração anterior, este apresenta reforço lateral.
Maior rentabilidade. O novo MICHELIN X-SUPER TERRAIN + possibilita maior rentabilidade, devido à sua maior resistência a cortes e rasgos e à sua carcaça mais durável que, combinada a um composto mais resistente, aumenta a durabilidade do pneu. A banda de rodagem da geração anterior, considerada uma referência, foi mantida no MICHELIN X-SUPER TERRAIN +. A pressão foi aumentada em 7 psi, limitando assim o impacto da abrasão. O novo MICHELIN X-SUPER TERRAIN + também integra tecnologia de C², que consiste em uma carcaça de nova geração, que reduz o acúmulo de calor sobre os ombros quando o pneu está em uso, aumentando, assim, a vida do pneu, graças ao uso de cabos mais grossos e mais resistentes à corrosão.
Mais respeito pelo meio ambiente O novo MICHELIN X-SUPER TERRAIN + foi desenvolvido para otimizar a quantidade de material necessário na fabricação, realizada em usinas certificadas ISO 14000, cujo impacto ambiental foi reduzido em 16%, desde 2005. Além disso, o respeito pelo meio ambiente também cumpre o objetivo de aumentar a durabilidade do pneu. É por isso que a Michelin fabricou o MICHELIN X-SUPER TERRAIN + – para ser total e facilmente reparável e recauchutável.
Atualmente, o novo MICHELIN X-SUPER TERRAIN + está disponível no tamanho 29.5 R25, que é o mais popular do mercado, sendo o substituto direto do MICHELIN X-SUPER TERRAIN +. As equipes da Michelin já estão trabalhando para desenvolver outros tamanhos de pneus.

Operações com pneus off-road da Michelin

Alguns números

1

O custo, em milhões de dólares, de um molde de cozimento, no qual é produzido o pneu de mineração e terraplenagem. A fabricação de uma dessas máquinas, extremamente complexas, pode levar até um ano.

7

O número de unidades de produção do Grupo Michelin no mundo, que fabricam pneus de mineração e terraplenagem.

46

O número de diferentes padrões da banda de rodagem da linha de pneus MICHELIN de mineração e terraplenagem. Foi desenvolvido um pneu especial para cada tipo de utilização e de máquina, a fim de atender, de maneira mais eficaz, a toda a gama de necessidades do operador.

95

O número de dimensões no catálogo do pneu de mineração e terraplenagem. Eles variam de 8 polegadas, para empilhadeiras, a 63 polegadas, para os caminhões utilizados na mineração a céu aberto.

100

O percentual de pneus MICHELIN de mineração e terraplenagem que utilizam a tecnologia radial.

100

Peso, em toneladas, que pode transportar um pneu MICHELIN XDR2.

200

Número de componentes de um pneu de mineração e terraplenagem, que é um produto de alta tecnologia.

400

Peso, em toneladas, de uma prensa de cozimento usada na moldagem de um pneu MICHELIN de mineração e terraplenagem. No extremo oposto, tais pneus possuem uma série de características que podem ser vistas apenas com um microscópio.

3.500

O número de pessoas, no mundo todo, envolvidas em operações de mineração e terraplenagem do Grupo Michelin.

5.445

O peso, em quilos, do mais pesado pneu MICHELIN de mineração e terraplenagem.

14.000

O peso, em quilos, que pode ser transportado pelo pneu MICHELIN X-SUPER TERRAIN + de última geração.

17.000

O número de painéis solares instalados na fábrica de pneus de mineração e terraplenagem em Le Puy-en-Velay, França. Este número equivale ao tamanho de três campos de futebol. Ou seja, uma das maiores instalações de energia solar de todas as fábricas, atualmente em funcionamento na França. Este é apenas um dos inúmeros exemplos da estratégia de gestão ambiental da Michelin.

3 milhões

A distância, em quilômetros, percorrida anualmente, durante os testes de pneus de mineração e terraplenagem realizados no centro de pesquisa da Michelin, em Almeria, na Espanha.

Operações com pneus off-road da Michelin

Datas e fatos importantes

1959: Produção do primeiro pneu radial de mineração e terraplenagem do mundo.

1977: Inauguração do centro de testes da Michelin, em Almeria, na Espanha. Foi o primeiro – e continua sendo o único – centro de testes do mundo, inteiramente voltado para pneus de mineração e terraplenagem.

1998: Fabricação do primeiro pneu de perfil baixo para caminhões. O pneu aumenta a capacidade de carga de dumpers de grande porte.

2001: Lançamento do MICHELIN XDR 59/80 R 63, o maior pneu do mundo.

2007: Lançamento do MICHELIN Earthmover Management System (MEMS), o primeiro sistema eletrônico de dados para gestão de pneus de mineração e terraplenagem.

2011: Lançamento do MICHELIN XZM2 +, um pneu especialmente projetado para reach stackers.

2013: Lançamento do pneu MICHELIN STRADDLE X2, uma nova geração de pneus destinados a aumentar a produtividade nas operações de terminais marítimos. Lançamento do MICHELIN X-SUPER TERRAIN +, o pneu da nova geração para uso em pedreiras e obras de grande porte.