Para atender Doria, CPTM terá de refazer boa parte dos projetos da Linha 13-Jade

Em recente entrevista a Rádio Bandeirantes, o governador eleito de São Paulo, João Doria, disse que pretende levar a Linha 13-Jade da CPTM para dentro do Aeroporto de Guarulhos. “Será uma das prioridades da secretaria de Transportes Metropolitanos corrigir esse erro, esse equivoco”, afirmou Doria.

No entanto, a eventual parada não está nos planos da operadora dos trens. Em uma apresentação disponibilizada na 24º Semana de Tecnologia Metroferroviária, ocorrida em agosto de 2018, não consta uma futura estação da ferrovia dentro dos terminais de embarque.

A estação mais próxima das que serão construídas, segundo a apresentação, seria a Jardim Eucaliptos, na direção do terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos, mas a pelo menos 500 metros do ponto mais próximo do edifício.

“size-medium wp-image-6036 aligncenter” src=”https://www.truckbrasil.com.br/wp/wp-content/uploads/2018/12/para-atender-doria-cptm-tera-de-refazer-boa-parte-dos-projetos-da-linha-13-jade.png” sizes=”(max-width: 590px) 100vw, 590px” alt=”” width=”590″ height=”500″/>

O mapa que consta da apresentação também traz uma novidade, a inclusão de uma parada intermediária entre Engenheiro Goulart e Guarulhos Cecap: a estação Helio Smidt. Localizada num ponto próximo às rodovias Ayrton Senna e Dutra, a parada atenderia uma região bastante populosa a leste da linha e que hoje está distante do transporte sobre trilhos – ao menos até que a proposta Linha 14 da CPTM saia do papel.

Outra informação revelada pela apresentação, e que consta do mapa acima, é a intenção da CPTM em levar a Linha 13 rumo a Chácara Klabin, onde hoje as linhas 2-Verde e 5-Lilás de metrô se encontram. No entanto, os trens não chegarão tão cedo a esse local. Segundo uma outra apresentação, desta vez realizada no Instituto de Engenharia, consta como finalizado o projeto funcional o trecho entre Bonsucesso e Parque da Mooca, futura parada que integrará a Linha 13 com a Linha 10-Turquesa da companhia.