Líderes mundiais da ferrovia em Portugal para debater futuro do setor

A direção da UIC – União Internacional dos Caminhos de Ferro está hoje, dia 29 de janeiro, presente em força em Portugal, para analisar e debater as principais questões do setor ferroviário, a nível nacional e internacional.

A UIC, a grande organização representativa do setor ferroviário a nível mundial, promove a espaços a divulgação da actividade técnica que desenvolve, para e com os seus membros, a qual ocorre em diferentes países dos cinco continentes.

Em Portugal, estão presentes cinco dos principais diretores mundiais da UIC: o diretor-geral, equivalente ao cargo de CEO numa empresa; o diretor do ‘rail system’ (sistema ferroviário); o diretor da área de passageiros; o diretor da área de mercadorias; e o diretor da área digital.

Além disso, vai estar presente nesta reunião, Cardoso dos Reis, representante da IP – Infraestruturas de Portugal e ex-presidente da CP, entre outros cargos já assumidos por este gestor.

Cardoso dos Reis é neste momento o diretor coordenador da UIC para o continente europeu, além de ser o responsável da unidade da UIC para ‘standardização’ ferroviária.

O encontro irá realizar-se nas instalações da IP, no ‘campus’ do Pragal, seguindo-se um encontro com jornalistas.

A reunião da UIC decorre em Portugal num momento em que o país parece estar a reativar alguns concursos para a compra de material circulante e para a construção e renovação de diversas linhas, após diversas décadas de marasmo de investimento público no setor ferroviário.

A UIC conta com cerca de 200 membros numa centena de países, representando um total anual de três mil milhões de passageiros/quilómetro.

As entidades representadas pela UIC respondem por um milhão de quilómetros de rede ferroviária a nível global e por sete milhões de funcionários do setor.

Fonte: Jornal Económico

Data: 29/01/2019