Aviareto Confirma Irlanda no Centro de Aviação Global

Um milhão de registros e meio trilhão de dólares em ativos de aeronaves.

A Aviareto, a joint venture entre a SITA e o governo irlandês, está celebrando seu milionésimo registro de ativos de aeronaves. A Aviareto possui o contrato com a Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO) das Nações Unidas para operar o Registro Internacional de Ativos Móveis, que é usado para registrar os interesses financeiros em aeronaves, motores de aeronaves e helicópteros. Os interesses financeiros em aeronaves de todo o mundo estão registrados na Irlanda com a Aviareto e, até o momento, mais de meio trilhão de dólares em ativos foram registrados com segurança.

O registro de interesses financeiros com a Aviareto garante que uma clara prioridade seja estabelecida entre os interesses conflitantes. Essencialmente, estabelece quem é pago primeiro. Isso é particularmente importante no caso de inadimplência e disputas. O registro reduz o risco associado ao financiamento dos ativos e, por sua vez, o custo de fazê-lo.

Michael D’Arcy TD, Ministro de Estado, Departamento de Finanças, disse: “Aviareto é um grande exemplo de como a liderança global da Irlanda em aluguel de aeronaves, tecnologias digitais e proteção de segurança cibernética se combinaram para criar valor genuíno. Trabalhar com a SITA, a provedora de TI para o setor de transporte aéreo, para estabelecer a Aviareto e construir sua forte reputação internacional por mais de uma década, é um verdadeiro sucesso em termos de conhecimentos econômicos para a Irlanda. A combinação de experiência em aluguel, jurídica e técnica fez com que a Irlanda pudesse fornecer serviços internacionais que suportam o crescente setor de companhias aéreas. O Registro Internacional, que foi implantado pela ICAO, e o marco significativo de Aviareto para gerenciá-lo, fortalece ainda mais o papel de liderança da Irlanda no arrendamento de aeronaves. ”

A base para o Registro Internacional de Ativos Móveis é o Tratado da Cidade do Cabo, um tratado internacional adotado em 2001 pela ICAO e UNIDROIT. Este tratado facilita o financiamento, arrendamento e venda de aeronaves, motores e helicópteros, inclusive através do registro eletrônico de interesses financeiros em um registro global. A Irlanda foi um dos primeiros países a assinar e ratificar o Tratado da Cidade do Cabo e o Governo apoia firmemente a sua aplicação em linha com os compromissos da Política Nacional de Aviação. Até o momento, mais de 74 países ratificaram o tratado, com mais esperanças de fazê-lo nos próximos anos. Esta é uma das ratificações comerciais mais rápidas da história.

Barbara Dalibard, CEO da SITA, disse: “A SITA é propriedade de mais de 400 membros da indústria de transporte aéreo, incluindo as principais companhias aéreas do mundo. A Aviareto, nossa joint venture com o governo da Irlanda, oferece valor real a todo o setor de companhias aéreas. Desde a adoção do Tratado da Cidade do Cabo, a Aviareto ajudou a agilizar a aquisição e a transferência de aeronaves globalmente. O risco de financiamento foi reduzido, cortando o custo e, portanto, disponibilizando mais financiamento a taxas mais favoráveis. Isso é particularmente importante à medida que o setor aéreo continua crescendo ”.

A Aviareto mantém o registro desde 2006, após um processo global de licitação conduzido pela ICAO. É um sistema on-line e altamente seguro gerenciado na Irlanda que é usado por locadores, companhias aéreas, bancos, pessoas físicas, corporações e escritórios de advocacia de todo o mundo. Como o registro é executado na Irlanda, todos os processos judiciais envolvendo o registrador são mantidos no Supremo Tribunal da Irlanda.

Rob Cowan, diretor administrativo da Aviareto, disse: “A chave para o nosso sucesso na Aviareto é o nosso profundo envolvimento com o setor financeiro de aviação, e a Irlanda é o local ideal para isso. Igualmente importante tem sido a adoção dos mais altos padrões em segurança cibernética e gerenciamento de riscos. A definição de escrivão é o de responsável por guardar estes dados e nossos registros são eletrônicos, armazenados na Internet. Proteger esses registros é nossa prioridade número um. Com o rápido crescimento da indústria de transporte aéreo e a posição de confiança da Aviareto no mercado, esperamos que o número de registros acelere na próxima década ”.

A plataforma de software segura usada pela Aviareto foi desenvolvida pela SITA em seu centro de desenvolvimento em Letterkenny, Co. Donegal. Aqui, a SITA conta com uma equipe de 140 especialistas que oferecem tecnologia de missão crítica e de classe mundial para companhias aéreas, aeroportos e agências de fronteiras governamentais na Ásia, Austrália, África, Oriente Médio e nas Américas.