Projeto piloto de CNH 100% digital será implantado em Santa Catarina

Medida foi acertada em reunião do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, com o governador Carlos Moisés (SC)

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, definiu junto ao governador Carlos Moisés (SC), nesta terça-feira (06), que o estado de Santa Catarina deve ser o primeiro a receber o projeto piloto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) 100% digitais.

  

O Denatran e o Detran-SC devem implementar nos próximos meses o novo modelo de identificação que inexige sua versão impressa. “Isso significa diminuição de custo e facilidade para o cidadão, que não vai precisar mais, por exemplo, obter uma segunda via do documento”,explicou Freitas.

  

WhatsApp Image 2019 08 06 at 18.55.32Atualmente, no estado de Santa Catarina, assim como em outros estados, existe a possibilidade de obter a documentação digital, mas a versão original impressa ainda é necessária. A ideia é dar o passo seguinte e digitalizar 100% do processo, conforme explicou o diretor do Denatran, Jerry Dias, presente no encontro.

  

DTE – Ainda na reunião, a secretária-executiva adjunta, Viviane Esse, apresentou mais detalhes ao secretário de Fazenda do Estado, Paulo Eli, do projeto-piloto do Documento Eletrônico de Transporte (DT-e). Lançado em maio em fase de testes no Espírito Santo, a nova tecnologia permite a unificação de cerca de 20 documentos que são exigidos para operações de transporte de carga no país.

  

“O ministério já está em tratativas com o estado de Santa Catarina para firmar o convênio e instalar o sistema, que tem por objetivo simplificar procedimentos administrativos e burocráticos. Hoje registramos uma espera de seis horas em média para os transportadores de carga”, disse Viviane.

  

Foto: Alberto Ruy/Minfra

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

Mais em http://transportes.gov.br/ultimas-noticias/8965-projeto-piloto-de-cnh-100-digital-ser%C3%A1-implantado-em-santa-catarina.html