Novo protocolo libera no SUS uso de cloroquina até em casos leves de covid-19

Nesta quarta-feira (20) o Ministério da Saúde divulgou o protocolo que libera no SUS o uso da cloroquina até para casos leves de covid-19. Até então, o protocolo previa a medicação para casos graves.
O novo protocolo mantém a necessidade de o paciente autorizar o uso da medicação e de o médico decidir sobre a aplicar ou não o remédio.
O medicamento tem sido motivos de várias controvérsias nos campos da saúde e da política. O Presidente Jair Bolsonaro defende o uso do medicamento, a partir de evidências apontadas em estudos na França e em outros países e também no Brasil, no entanto, como os estudos não são conclusivos, pois diante de uma doença nova não houve tempo hábil para seguir os protocolos de pesquisa recomendados pela ciência, o que poderia acontecer somente em 2021, uma parcela médica e científica não recomenda o uso. Estudos que foram baseados em pacientes em estados críticos não apontaram evidências de cura, no entanto, os que defendem o uso do medicamento afirmam que a eficiência é demonstrada no início da doença, evitando complicações.
A parcela contrária também ressalta eventuais efeitos colaterais do medicamento, no entanto, ele é conhecido e usado por décadas para tratar outras doenças, sem que com isso comprometa os pacientes, desde que as recomendações sejam observadas.
Nesta semana o próprio Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump afirmou que estava fazendo o uso do medicamento como preventivo.
É importante lembrar que o uso só deve ser feito com recomendação e acompanhamento médicos e nas doses adequadas. Especialmente neste caso não deve ocorrer a automedicação, sob pena de sérias complicações.

  

Mais em https://folhadobrasil.com/novo-protocolo-libera-no-sus-uso-de-cloroquina-ate-em-casos-leves-de-covid-19/