Vantagens oferecidas eleva o número de buscar por conversão para GNV durante pandemia.
A economia mundial se encontra em retração, e tende a ficar assim por alguns anos. Tudo isso acontece devido à pandemia mundial do coronavírus, que fez a população de todos os países entrar em quarentena, acendendo um alerta na economia.
Por isso, a busca por economizar o máximo possível já está presente na rotina das pessoas, e o carro é um dos recursos que ainda traz mais gastos para a família. Com esse objetivo, a instalação de kit GNV está caindo cada vez mais nas graças dos donos de carro.
O Gás Natural Veicular, o GNV, é um combustível fóssil que é encontrado com abundância no subsolo do nosso planeta, e está sendo considerado o combustível mais econômico.
Conhecendo o GNV
Nenhum carro vem equipado de fábrica com o kit GNV, o último modelo que vinha de fábrica com opção de abastecimento com o gás natural parou de ser fabricado em 2016, era o caso do Fiat Siena Tetrafuel.
O Gás Natural Veicular é mais eficiente que os combustíveis fósseis líquidos comercializados, como a gasolina, etanol e diesel. A tecnologia vem proporcionando cada vez mais o uso deste tipo de combustível, sem causar prejuízo nos motores.
Vantagens e desvantagens do GNV
O GNV é mais econômico que a maioria dos combustíveis líquidos, pois é mais eficiente. A economia é a principal vantagem que atrai os donos de carros, deixando o carro com maior autonomia.
Outra vantagem chamativa do kit GNV é o fato de ser menos poluente que os outros combustíveis fósseis utilizados no abastecimento dos automóveis. O Gás Natural Veicular emite cerca de 15% menos de gases poluentes se comparado ao etanol e 20% menos do que se comparado a gasolina.
Essa diferença se dá por conta do processo de queima do combustível, a queima do Gás Natural Veicular é mais completa, liberando muito mais água na queima do que gases poluentes, como o gás carbônico, diferente da gasolina e etanol.
Mas, não é só de vantagens que o GNV é feito. Algumas desvantagens ainda atrasam um pouco os consumidores na hora de tomar a decisão de converter o motor para GNV. Uma delas é a perda de potência do motor.
O carro equipado com kit GNV acaba perdendo cerca de 4% de potência do motor por alguns fatores. É necessário acelerar um pouco mais para que o carro se mova, então a embreagem acaba se comprometendo mais.
Outro motivo é que o carro fica mais pesado ao ser instalado o kit, muitas vezes necessitando de um reforço na suspensão, para que o local onde os cilindros são instalados não fique mais baixo que o restante do carro.
O espaço no porta-malas do veículo é reduzido, pois os cilindros ocupam pelo menos um terço do espaço num carro popular compacto, por exemplo. Outra desvantagem é que a instalação do kit em automóveis faz perder a garantia de fábrica, por sofrer alterações na estrutura.
Além disso, nem todas as seguradoras aceitam proteger veículos convertidos para gás natural, sendo preciso que os motoristas conversem com seu corretor de seguros antes de realizar tal mudança. Já para os que ainda não contam com a proteção, é preciso se informar sobre as seguradoras que oferecem o seguro para carros com GNV. Ou seja, coberturas especiais para itens instalados nos veículos, como é o caso do kit a gás.
O custo da instalação também desanima um pouco a curto prazo, dependendo do modelo do automóvel você pode gastar até 9 mil reais. O investimento é válido se você não pretende trocar de carro a curto prazo, pois o kit GNV acaba valendo a pena num período de médio a longo prazo.
Por: Andreia Silveira, editora no site SeguroAuto.org.





