Cuidados que motociclistas devem ter para evitar a covid-19

Crescimento no setor de entregas fez com que muitas pessoas encontrassem oportunidades de trabalho sobre duas rodas, mas cuidados são essenciais para a proteção contra o novo coronavírus

Créditos foto: divulgação

O isolamento social, principal recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), ajudou a impulsionar alguns setores da economia. Enquanto bares e restaurantes ficaram vazios pela impossibilidade de aglomerações, os sistemas de entrega passaram a fazer um grande sucesso neste período.

Seja o delivery tradicional contratado pelos próprios restaurantes ou pelo sistema dos aplicativos de entregas, esse setor ganhou ainda mais força abrindo possibilidades de trabalho para motoboys.

Entretanto, é necessário reconhecer também que os entregadores fazem parte do grupo de risco da covid-19, pois têm contato com várias pessoas todos os dias. Por isso, alguns cuidados são necessários.

Como se proteger do coronavírus ao fazer entregas

Os cuidados que devem ser tomados para evitar a contaminação pelo novo coronavírus ajudam também a se proteger contra outras doenças virais, como a gripe, por exemplo.

A recomendação mais importante, de acordo com a OMS, é utilizar uma máscara adequada, que deve ser trocada a cada duas horas ou antes, se estiver com umidade. Lavar as mãos por mais de 20 segundos com água e sabão também é muito importante, mas, no caso dos motociclistas, que nem sempre podem parar sua atividade para ir até uma pia com água limpa, isso pode ser substituído pelo uso de álcool 70º em gel ou líquido.

Além desses cuidados, é importante prestar atenção e fazer a higienização adequada de todo o equipamento de segurança de motociclistas com ainda mais frequência. O capacete e as luvas, por exemplo, precisam ser higienizados, para evitar que o vírus que pode ficar na superfície desses materiais entre em contato com o rosto do entregador ou com o alimento que ele deverá entregar.

Dicas para quem deseja começar no setor

A facilidade para entrar no ramo tem feito com que muitas pessoas se cadastrem em empresas de entregas. O valor de uma motocicleta, que pode ficar ainda mais econômico no caso da moto de leilão ou já usada, faz com que o investimento seja acessível para uma grande parte da população que está desempregada.

Porém é importante avaliar o investimento em bons equipamentos de segurança e na garantia da higiene adequada, principalmente neste momento de pandemia, em que ainda não há uma vacina ou tratamento comprovadamente eficiente para todas as pessoas.