Fusca é carro clássico mais procurado na OLX

Modelo lidera listas de mais pesquisados, anunciados e vendidos do site no primeiro semestre de 2020 

Desde 1950, quando chegou ao Brasil, o Fusca está entre os carros desejados da população. Na época, era o veículo familiar mais popular do país; hoje, é o favorito dos colecionadores de carros clássicos e antigos. Os números da OLX, um dos maiores sites de compra e venda de itens variados, só confirmam o favoritismo: de acordo com a empresa, o Fusca é o clássico mais pesquisado, anunciado e vendido na plataforma.

De acordo com levantamento, a OLX recebe 24 milhões de acessos na categoria de Autos todos os meses, e a maioria dos usuários está atrás de usados. Dentre as opções, o líder absoluto é o Fusca, da Volkswagen, dominando 22% das buscas, 23% dos anúncios e 23% das vendas realizadas nos primeiros seis meses de 2020.

O primeiro lugar tem uma larga vantagem se comparado aos próximos colocados do ranking de mais procurados. Na segunda, terceira e quarta colocações estão Opala (11%), Chevette (6%) e Gol (5%), respectivamente, no ranking dos mais procurados. Esses mesmos carros, na mesma ordem, se encontram no topo da lista de mais vendidos e mais anunciados, depois do Fusca. Na sequência aparecem ainda Monza, Voyage, Kombi, Uno, Escort, Parati e Caravan.

No site, é possível encontrar fotos e informações sobre o estado de conservação do automóvel e ainda conversas com o vendedor para saber quais eram os cuidados que o carro recebe, como se ficava em uma garagem com porta de aço, protegido do sol, ou se tem manutenção recente, por exemplo.

Marcos Leite, COO da OLX Brasil, explica que essa facilidade de pesquisa e a grande variedade contida na plataforma é um dos atrativos para os apaixonados por carros antigos: “Para quem gosta dos clássicos, a OLX é a plataforma ideal para adquirir um, seja pela facilidade de encontrar diversos preços e investir na reforma do veículo, ou pela possibilidade de localizar um modelo bem conservado. Tem para todos os bolsos e gostos”, diz Leite.

Em 2019, a liderança do primeiro Volkswagen não foi apenas na OLX, com 21% das procuras, mas também nos outros dois sites de vendas muito relevantes do Brasil quando o assunto é revenda de usados: a Webmotors, no qual o modelo dominou 23% da procura, e no Mercado Livre, com 10,2%.