Produção industrial de bebidas cresce em fevereiro de 2022

O IGBE divulgou na última sexta-feira (1º), o resultado da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), e segundo os dados a produção industrial de bebidas aumentou em relação ao mês anterior de janeiro, a variação foi de 4,1% percentual de fevereiro.

  

Comparando com outros segmentos industriais, o setor de bebidas foi um dos poucos que conseguiu apresentar resultados positivos em fevereiro.

  

Entretanto, a recuperação não superou o cenário pré-pandemia e a indústria ainda está muito afetada pela falta de matéria-prima, insumos e redução de consumo dos bens industriais.

  

André Macedo, gerente da pesquisa realizada pelo IBGE, destacou que a atividade econômica continua sendo pressionada pelos juros altos, inflação persistente, queda da massa de rendimentos e aumento da inadimplência.

  

Taxa de desemprego

O IBGE também divulgou a taxa de desemprego no Brasil no trimestre, que caiu para 11,2% — a menor para o período desde 2016. Atualmente, o Brasil tem 12 milhões de desempregados, mas a opinião dos especialistas é que o mercado está se reestabelecendo.

  

Desde meados de 2021, tem sido visto um fortalecimento com criação de vagas depois do momento extraordinário que foi a pandemia. Um dos destaques que persiste é o nível de informalidade no Brasil, que continua muito alto — cerca de 50% dos trabalhadores estão no mercado informal.

  

Mudando do emprego para as dívidas

Segundo uma pesquisa da CNC, 77,5% das famílias brasileiras estão endividadas — o número mais alto em 12 anos. Há um ano, esse patamar era de 67,3%.

  

O principal tipo de dívida é o de cartão de crédito. Ao que parece, a inflação mais alta fez com que mais famílias recorressem a fontes para complementar a renda.

  

Créditos: AFREBRAS