SOLDAGEM AUTOMATIZADA É GRADE ALIADA EM NEGÓCIOS DA INDÚSTRIA 4.O

Com a utilização da automação nas empresas, é possível aumentar a produtividade em até 300%. A Fronius do Brasil atende grandes projetos e visa ampliar o faturamento em 46% com a tecnologia

Para projetos complexos, a Perfect Welding, divisão de Fronius no Brasil voltada para soluções de soldagem, aplica a automatização em diversos tipos de produtos e equipamentos, como, por exemplo, soldagem de turbinas aeroespaciais, transporte ferroviários, equipamentos para extração de óleo e gás, equipamentos submarinos, instrumentação de plataformas de petróleo, entre outros.

As principais vantagens deste sistema são a qualidade superior e a repetibilidade, já que na soldagem manual o resultado varia de acordo com o profissional. Com a automatização dos sistemas, além do aumento da qualidade da soldagem, é possível aumentar a produtividade de maneira significativa, que, em casos conhecidos, chega a 300%.

Para Rafael Flores, consultor sênior da Perfect Welding, a necessidade deste tipo de tecnologia no Brasil fez com que a Fronius investisse aqui. “Quando empresas de médio e grande porte precisam otimizar a mão de obra e a planta fabril, a soldagem automatizada entra como grande aliada para que negócios se enquadrem na indústria 4.0 e consigam atingir altos requisitos de qualidade”, explica.
Entre as principais aplicações dos sistemas de soldagem automatizados estão na fabricação e manutenção de equipamentos para extração de petróleo e gás natural, navios, submarinos, caminhões, carretas, vagões de trens, além de grande utilização no setor alimentício, como na construção de tanques e silos, tubulação em inox super duplex e equipamentos agrícolas em geral.

“No Brasil, a Fronius atende grandes projetos da indústria, especialmente onde a tecnologia não é encontrada com fornecedores normais”, afirma Flores.

Com essa abrangência, a empresa pretende ampliar o faturamento da automação em 46% ainda neste ano. “Já expandimos a equipe e o portfólio – de um para cinco equipamentos – e buscamos crescer em 25% a quantidade de clientes”, reforça.