O Roterista: Filme de Lucas Paraízo fala do ofício de roteirista

O consagrado roteirista Lucas Paraízo (“Sob Pressão”, 2017-2022; “Divino Amor”, 2019; “Gabriel e a Montanha”, 2017) muda de posição e ocupa a cadeira de diretor, em um documentário que fala sobre seu ofício principal: “O Roteirista”. O filme, que chega ao Curta! e ao Curta!On – Clube de Documentários, também se tornou um livro homônimo. Ambos são indispensáveis a quem deseja compreender os mecanismos criativos inerentes a essa profissão.

Para ajudar a refletir sobre o tema, Paraízo — que também atua como roteirista no documentário — convidou outros 32 roteiristas de peso, entre eles, nomes  como Jorge Furtado (“O Homem Que Copiava”, 2002), Bráulio Mantovani (“Cidade de Deus”, 2002), Carolina Kotscho (“Dois Filhos de Francisco”, 2005), Fernando Bonassi (“Carandiru: O Filme”, 2003), Marcos Bernstein (“Central do Brasil”, 1998), Doc Comparato (“O Beijo no Asfalto”, 2017), Euclydes Marinho (“O Primo Basílio”, 2007), Elena Soárez (“Casa de Areia”, 2005), George Moura (“Linha de Passe”, 2008), Hilton Lacerda (“Febre do Rato”, 2011), Jorge Durán (“Proibido Proibir”, 2007), Paulo Halm (“Pequeno Dicionário Amoroso”, 1997) e Marçal Aquino (“O Invasor”, 2002).

Embora siga uma linha mais tradicional de produções documentais, com perguntas aos entrevistados, o filme apresenta um estilo irreverente e ao mesmo tempo bastante didático, conciliando experiências e pontos de vista diversos — entre concordâncias e divergências — sobre o ofício de criar roteiros e, consequentemente, histórias. “Você pensa uma história, sim, mas uma história que você tem que contar com tijolos de imagens e de sons”, explica David França Mendes (“Corações Sujos”, 2011).

Entre os assuntos discutidos estão os momentos em que a criatividade desaparece; as reviravoltas vividas pelos personagens; a ligação afetiva com um ou mais personagens criados; a sensação de ver um roteiro ganhando vida na tela; além de questões sobre o mercado de trabalho e as reivindicações do setor. A exibição é na Quarta do cinema (14 destaques)" class="autobesttag" style="color:gray" rel="follow" href="https://verde-amarelo.net/verdeamarelo/brasil/#gsc.tab=0&gsc.q=cinema/">cinema, 20 de julho, às 23h.

Quarta de cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 20/07

23h – “O Roteirista” (Documentário)
O documentário reúne 32 renomados roteiristas do cinema nacional contemporâneo em conversas sobre seus processos criativos. Em pauta, temas como o conceito de roteiro, suas interpretações e divergências, passando pela experiência com os realizadores, a reação diante da obra filmada, o público, a crítica, até a polêmica disputa sobre a autoria do filme. Direção: Lucas Paraízo. Duração: 49 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 21 de julho, quinta-feira, às 03h e às 17h; 22 de julho, sexta-feira, 11h; 23 de julho, sábado, às 23h; 24 de julho, domingo, às 15h45.

PROMO: https://youtu.be/LJpxLEByQuQ
FOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/1rUw16VRfeNe2Wah0leRGc4Jz2CWstQyR?usp=sharing

Sobre o Grupo Curta!

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 125 longas documentais e 872 episódios de 77 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:

O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV; 

Curta!On, o novo clube de documentários do Curta!, no NOW da Claro/NET, conta com mais de 450 filmes e episódios de séries documentais, organizadas  por temas de interesse como Música, Artes, Metacinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.

Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), Metacinema (para aficcionados e estudantes de cinema), entre outros.  Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional. 

As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.

 

Tagged