Preço médio de veículos cai 10% no segundo trimestre, aponta OLX

·      Venda de usados já é 31% maior que em 2020, mas ainda está abaixo do índice de 2021

·      Preço e segurança continuam sendo os fatores mais importantes para os consumidores na hora de escolher um veículo

·      Solução de inteligência da OLX analisou o setor de autos, bem como o perfil de veículos e marcas comercializadas

 

 Consumidores de olho no preço e segurança, e incertezas no mercado. Essas são algumas conclusões do relatório Data OLX Autos, solução de inteligência automotiva da OLX, que traz uma análise do movimento do setor nos últimos meses. 

 

O relatório é elaborado por meio da base de dados da OLX com diagnóstico da oferta e demanda do mercado em tempo real, além do acompanhamento da economia brasileira e informações exclusivas, fornecidas por parceiros do setor automotivo. 

 

Segundo o estudo, no primeiro trimestre do ano, o setor foi impactado pela escassez global de semicondutores e paralisações de fábricas. Contudo, no segundo período, já se observa uma tendência de retomada no abastecimento de peças. 

 

Já as vendas de veículos foram afetadas por fatores como a alta da inflação e o encarecimento do crédito, o que afastou os consumidores das concessionárias. Ainda assim, no segundo trimestre, já foi possível observar um aumento nas vendas, o que coincide com o aumento do ritmo de produção. 

 

Tendências

 

Após as dificuldades no primeiro trimestre, o estudo aponta que o setor retomou maior ritmo registrando aumento na produção. Mas ainda não é possível atestar que as turbulências da pandemia foram completamente superadas. “O principal desafio das montadoras está em driblar a crise logística global, que se agravou com o conflito entre Rússia e Ucrânia e com as novas ondas de Covid, particularmente na China”, comenta Danilo Igliori, vice-presidente de Economia da OLX”

 

Mesmo com o preço dos usados voltando a se estabilizar após uma onda de alta, o consumidor enfrenta agora o desafio de uma crise econômica, com alta na inflação e no crédito. Esses fatores têm influenciado a tomada de decisão para a compra de um bem de alto custo.

 

As vendas devem seguir no mesmo patamar que 2021, sendo impactadas pelo encarecimento do crédito e a alta da inflação. Esses fatores, conforme aponta a pesquisa, fazem com que os consumidores sintam perda do poder aquisitivo.

 

Vendas e anúncios

 

De acordo com o relatório, o número de carros anunciados on-line pelos principais portais do mercado automotivo cresceu 20% no segundo trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período em 2021.

 

Já a venda de autos e comerciais leves usados e seminovos foi 31% maior que em 2020, mas, em comparação a 2021, é 20% menor. A venda de novos teve comportamento similar, crescendo 12% quando comparado com 2020, porém 15% menor que o ano passado.

 

Destaque também para a queda de 10% na variação do preço médio (tanto anúncios quanto em vendas) dos dez carros mais vendidos por meio da plataforma OLX no segundo trimestre deste ano, em comparação com o primeiro trimestre.

 

O levantamento também aponta que, desde 2020, a cada cinco vendas realizadas no mercado de autos, uma delas aconteceu por meio da plataforma OLX. 

 

Preço e segurança prioritários

 

O estudo também aponta que preço e segurança continuam sendo os critérios mais considerados pelos consumidores na hora de escolher um carro. As informações foram obtidas por meio do BHT Autos, pesquisa realizada pela OLX, que entrevistou 451 consumidores entre março e abril de 2022.

 

Na hora de fechar o negócio, a maioria dos internautas entende como principais fatores motivadores a redução de preço (64%), sendo uma variação entre 7% e 10% considerada uma boa oportunidade de negócio, seguido pela diminuição na taxa de juros (53%), melhores condições de pagamento (50%) e redução de impostos (39%). 

 

O estudo também aponta um maior interesse por soluções digitais que facilitem o processo da compra. A maioria dos consumidores (89%) respondeu ser importante que os sites/apps de compra e venda de automóveis ofereçam opções de financiamento dentro da plataforma. Boa parte também acredita que se procedimentos relacionados ao levantamento do histórico veicular, transferência de documentação e o Detran fossem mais digitais, facilitaria a compra. 

 

A pesquisa constata que 28% dos consumidores que estavam planejando comprar ou trocar de automóvel desistiram. Os principais motivos foram financeiros – preços altos, incertezas financeiras ou aguardando melhores condições de pagamento – e também por ainda não terem vendido o carro atual.

Foram entrevistados mais de 450 homens e mulheres, que conhecem sites e aplicativos para compra, venda e aluguel de automóveis e que compraram ou anunciaram nos últimos 12 meses ou pretendem comprar ou anunciar nos próximos 12 meses. Os entrevistados possuem entre 18 e 55 anos de idade, das classes A, B e C. O levantamento foi realizado entre os dias 29 de março e 5 de abril. 

Os mais buscados pelo consumidor

 

Os veículos com idade entre 10 e 13 anos lideram a preferência dos consumidores (21,5%). A faixa de preço mais procurada pelos internautas são de veículos entre R$ 10 mil até R$ 25 mil, com aumento de 1,5 p.p na procura ao comparar o segundo trimestre com o primeiro. 

 

A Volkswagen continua sendo a marca mais buscada no segundo trimestre de 2022 (20,4%), seguido por Chevrolet (19,1%) e Fiat (15,8%). 

 

De acordo com o levantamento, o Gol segue na liderança como o modelo de veículo mais buscado na plataforma OLX (6,3%) no segundo trimestre de 2022, um aumento de 0,3 p.p nas buscas em comparação com o primeiro período. Já o Palio vem em seguida (4,2%), também com crescimento de 0,3 p.p.

 

Sobre a OLX Brasil

No Brasil desde 2010, a OLX Brasil tem a missão de empoderar as pessoas a alcançarem seus sonhos, reinventando o modelo de consumo. A empresa é 100% digital e faz isso por meio de tecnologia desenvolvida localmente, ajudando seus usuários a comprar e vender quase tudo de maneira rápida, segura e conveniente. Ao encorajar o reuso, a OLX Brasil contribui com a redução de lixo, de emissões de CO2 e incentiva o uso de recursos naturais, dando aos itens segunda, terceira e até uma quarta vida. 

Com a aquisição do Grupo ZAP, concretizada em novembro de 2020, a OLX Brasil passa a contar com duas unidades de negócios: OLX, que segue operando como plataforma horizontal com as categorias de Autos, Imóveis, Bens de Consumo, Empregos e Serviços, além da carteira digital OLX Pay; e ZAP+, totalmente focada em imóveis e responsável pelas marcas ZAP, Viva Real, DataZAP+, Anapro+, Geoimovel, Conecta Imobi e ZAP+Fin. O ZAP+ também passa a comercializar todos os produtos de imóveis das diferentes marcas do grupo.

A aquisição envolveu a compra de 100% das ações do Grupo ZAP. Os acionistas da OLX Brasil continuam sendo os dois dos principais grupos globais de mídia e investimento em marketplaces: Prosus N.V. (50%), listada na bolsa de Amsterdam e majoritariamente controlada pela Naspers Ltd, e Adevinta ASA (50%), listada na bolsa de Oslo e controlada pelo grupo norueguês Schibsted.

LinkedIn: OLXBrasil

Facebook: OLXBrasil

Twitter: @OLXBrasil

Instagram: //click.cse360.com.br/Click/AddCampaignEmailClick/73dca6be-bcfb-4672-6fec-08da6651a7c6/https%253a%252f%252fwww.instagram.com%252folxbrasil%252f/83288b97-4297-4165-cec0-08d7c5ff26d1/delmarhaas@truckbrasil.com.br/True” target=_blank rel=”noopener noreferrer”>olxbrasil 

Medium: //click.cse360.com.br/Click/AddCampaignEmailClick/73dca6be-bcfb-4672-6fec-08da6651a7c6/https%253a%252f%252fmedium.com%252folxbrasiltech/83288b97-4297-4165-cec0-08d7c5ff26d1/delmarhaas@truckbrasil.com.br/True” target=_blank rel=”noopener noreferrer”>olxbrasiltech