Como rebitar de forma correta a lona de freio de caminhões

Nenhum Comentário

Verificar o modelo correto de rebite, conforme o ângulo e a furação da lona de freio e adequar a pressão da rebitadeira são alguns detalhes importantes ao efetuar o procedimento.

Processo realizado em veículos pesados no qual, a rebitagem das lonas de freio requer alguns cuidados para se evitar danos. “O procedimento é realizado nos caminhões utilizando um jogo de lonas, um jogo de rebites, um patim de freio e a rebitadeira, equipamento que auxilia na correta rebitagem de lonas em sapatas de freio, evitando, muitas vezes, danos às peças”, comenta Vinicius Alves Firmo, consultor de marketing do produto Fras-le, destacando o primeiro passo para efetuar a rebitagem – verificar o modelo correto de rebite, conforme o ângulo e a furação da lona de freio.

Em seguida, é preciso adequar a pressão da rebitadeira, de acordo com o manual de instruções, e posicionar a lona de forma correta no patim de freio, observando sempre que, nas referências de lonas cônicas, o jogo é composto por uma lona de freio mais fina e uma mais grossa. “A lona mais fina deve ser colocada na parte de ancoragem do patim e a mais grossa na parte superior do patim, aonde consta o eixo atuador da câmara de freio”, explica Firmo, demonstrando, assim, a posição adequada. Depois basta colocar todos os rebites nas lonas de freio.

O consultor de marketing do produto Fras-le também destaca que a rebitagem deve ser sempre feita no sentido do centro da lona para fora para obter melhor assentamento no patim. Além disso, evitam-se trincas nas lonas de freio.

Para conferir esta e outras dicas de manutenção, basta acessar o YouTube da Fras-le (https://www.youtube.com/watch?v=r1hbS83FPfc&list=PLZ83R1VvUNNMS0ra_kCwB1ezUzaC5UT7c&index=7)

Sobre a Fras-le – A Fras-le, fabricante mundial de materiais para fricção, faz parte das Empresas Randon, com portfólio completo de pastilhas de freio, lonas e sapatas para automóveis, motos, veículos pesados, entre outras aplicações, como ferroviário e industrial, atende montadoras e mercado de reposição. Além da planta em Caxias do Sul, conta com unidades nos Estados Unidos, China, Argentina, Uruguai e Índia, dois centros de tecnologia e desenvolvimento com atuação em mais de 120 países nos cinco continentes.

Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan 
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000 / 99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria

Fotos da Notícia – (Clique para ampliar e fazer Atualizado - das fotos)

Clippings para esta notícia