EMBRAPII leva para a COP 27 modelo de inovação industrial com foco na agenda de sustentabilidade

Presidente da EMBRAPII, José Luis Gordon, participa da 27ª Conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU) no Egito

O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), José Luis Gordon, participará, a partir desta terça-feira (15), da 27ª Conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), em Sharm El Sheik, no Egito, a COP27. Gordon integra a programação da Conferência em três painéis que discutem modelos e desafios de estímulo à inovação sustentável no país e no mundo.

“O Brasil tem tudo para ser o principal player global dessa agenda de sustentabilidade. O país está pronto, tem tudo para isso. Nós da EMBRAPII estamos preparados para apoiar cada vez mais projetos nessa agenda; trabalhando para apoiar o setor empresarial brasileiro a ser referência em inovação ligada à agenda de sustentabilidade”, destaca o presidente da entidade.

Nesta terça-feira (15), ele representa a Embrapii em mesa promovida pelo Consórcio Interestadual Amazônia Legal, composto pelos governadores da região Norte. O painel, com a temática Innovation and Sustainability: contributing to the conservation and restoration of biodiversity in Brazil, terá também representantes do governo do Estado do Amapá e do Ministério da Educação (MEC).

Na quarta-feira (16), a programação segue com a participação no painel promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o tema Contribuições da indústria para a conservação florestal. O objetivo é apresentar e debater as ações realizadas pelo setor industrial para o fortalecimento e valorização da biodiversidade e das florestas brasileiras. Entre os painelistas estarão representantes da Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso, do Senai, além de executivos da Suzano e da JBS. A agenda da Embrapii na COP 27 encerra quinta-feira (17), com painel organizado pelo Sebrae sobre Inovação e Sustentabilidade.

Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII oferece a empresas nacionais que desejam inovar recursos não reembolsáveis e um ecossistema de 85 Unidades, que são centros de Pesquisa & Desenvolvimento em todo o país. Por meio de contratos de gestão com os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), da Educação, da Saúde e da Economia, a entidade já apoiou 1.800 projetos de inovação industrial de 1.125 empresas. Levantamento realizado pela Embrapii aponta o potencial da indústria nacional para impulsionar a agenda climática. Atualmente, 67% dos projetos de inovação apoiados pela entidade trazem temáticas ou preocupações relacionadas aos princípios de sustentabilidade da ONU. Energia limpa, agricultura sustentável, saúde, bem-estar e redução da fome estão entre os temas mais presentes nessas iniciativas, que correspondem a aproximadamente 1,2 mil projetos de 950 empresas, executadas com recursos e apoio técnico da rede Embrapii.

Saiba mais em: https://embrapii.org.br/embrapii-participa-cop-27-focando-sustentabilidade/