Privatização da Cemig: como ela está perante seus pares nacionais?

 

– Cemig tem uma dívida líquida de R$ 6,5 bi. A média do setor é de R$ 9,6 bi e a mediana é de 6,7 bi.

– O risco de a Cemig não conseguir pagar as suas contas é de 24%, contra uma média do setor de 22%. A título de comparação, Eneva, Transmissão Paulista e Rede têm risco de 21%. Engie tem risco de 23%. Copel tem risco de 25%. Taesa tem 18%. Alupar e Neo Energia têm 21%. CPFL, Light e Energisa têm 24%. Eletrobras tem 26%

– O Índice de Dívida Líquida sobre o Patrimônio Líquido (mede quanto a empresa tem de dívida em relação ao capital investido pelos sócios) da Cemig é de 31x, bem abaixo da média do setor que é de 98x. Pares como Copel e CPFL têm uma alavancagem neste indicador muito maior, até 4x mais.

– Se olharmos para o indicador EBIT/Dívida Líquida, Cemig está com 82x, contra uma média do setor de 20x. Com base no último número divulgado, a Cemig tem muita capacidade de geração de lucro operacional para pagar sua dívida.

– A Cemig também vem investindo muito mais do que seus pares, com base nos últimos números divulgados. O indicador de Investimento/Patrimônio Líquido é de 26x. A média do setor é de 1x. Copel, por exemplo, está com um indicador de 15x.

– A liquidez geral do setor é de 1x – da Cemig também. Indica boa capacidade de pagar suas obrigações.

– Por outro lado, a Rentabilidade sob o Capital Investido da CEMIG está em 8,5%. Abaixo da média do setor que está em 11%. Isso pode indicar que a CEMIG não fez investimentos de forma adequada, ou que os grandes investimentos realizados ainda não estão gerando o retorno esperado.

– As margens de lucro da Cemig também estão MUITO ABAIXO da média do setor.

– Em relação ao valuation da empresa na bolsa, CEMIG negocia com desconto em relação aos seus pares.

– Índice Preço/Lucro é de 6,6x, contra uma mediana de 7x no setor.

– Índice EV/EBIT é de 6,5x, contra uma mediana de 7x do setor.

– Apesar de o endividamento e liquidez serem melhores do que seus pares, a companhia tem rentabilidade muito abaixo. Isso pode justificar o desconto em relação aos seus pares, aliado ao fato de ter o risco do controle estatal.TC (Traders Club)

– Uma privatização poderia destravar valor para a empresa. Mas será que é preciso privatizar, ou apenas melhorar a alocação de recursos? Isso o mercado dirá, mas já disse hoje com a valorização das ações

Disclousure dos filtros: Entraram na amostra todas as empresas listadas na B3, classificadas como de Utilidade Pública (classificação Setor Economatica) e estão no subsetor de Energia Elétrica da B3. Foram retiradas empresas com dados faltantes.

PLANILHA

Natalia Helen
Executiva de Contas
nataliahelen@vcrpbrasil.com“>nataliahelen@vcrpbrasil.com
CTRL + Clique para seguir o link” size=1 face=Century>nataliahelen@vcrpbrasil.com
(11) 96445-7525