“Gestão comercial de concessionárias de veículos é muito amadora”, diz especialista

Segundo dados divulgados hoje (10/4), às 9h, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção de veículos no Brasil registrou um aumento em março, impulsionada pelas compras de locadoras. A produção cresceu 37,3% em relação a fevereiro e 20% em relação a março de 2022, enquanto as vendas aumentaram 53,1% e 35,5%, respectivamente. No acumulado do primeiro trimestre, a produção cresceu 8% e as vendas, 16,3%. No entanto, apesar dos números positivos de março, a produção acumulada no primeiro trimestre ainda está cerca de 50 mil unidades abaixo dos níveis pré-pandemia. Algumas montadoras no país estão fazendo ajustes de produção, citando demanda fraca e problemas com oferta de componentes.

Nesse cenário, é importante analisar a gestão comercial de concessionárias para entender a demanda desse setor. Segundo Thiago Concer, especialista em vendas e fundador do Sales Clube, a gestão comercial de concessionárias de veículos é muito amadora, o que pode acentuar a crise conjuntural enfrentada pelo setor. Ele aponta que falta técnicas, métodos e procedimentos para garantir uma tração comercial mais efetiva nas unidades e uma gestão mais alinhada com os indicadores do mercado. Para Concer, muitos problemas enfrentados pelas áreas comerciais seriam facilmente resolvidos com o uso bem-feito do CRM, que é o que se refere ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente.

Assim, sugerimos um bate-papo com o especialista para entender como a gestão comercial inadequada pode afetar o setor de vendas e o que pode ser feito para melhorar a situação.

Economídia