Jurid destaca como detectar sinais de desgaste das pastilhas de freio

Nenhum Comentário

Ruídos e desconforto no pedal do freio podem indicar que as pastilhas estão no fim da sua vida útil

 

Componente do sistema de freio, a pastilha tem a função de gerar atrito para desacelerar e parar o veículo. Item de segurança, é importante que esteja em boas condições para garantir eficiência na frenagem e não causar danos ao disco de freio. A Jurid, referência na fabricação de componentes para freio, destaca algumas dicas que indicam quando as pastilhas de freio apresentam desgaste. O ruído de metal é um dos indícios que a vida útil chegou ao fim e que necessita de troca, uma vez que a chapa metálica começa a encostar no disco.

Outros sintomas que também ocorrem quando há o desgaste das patilhas são sentidos no pedal do freio que pode estar mais baixo ou duro, além da redução da eficiência nas frenagens, e da resposta da ação ao tocar o pedal que começa a ficar mais lenta.

Existem modelos de veículos que possuem sensores para avisar o momento de trocar a pastilha. No caso do sensor eletrônico, acende uma luz no painel para informar, enquanto o sensor mecânico promove ruído.

Para prolongar a vida útil das pastilhas de freio, conforme recomendação da fabricante, é importante fazer uso do freio motor em descida, ou seja, deixar o veículo engatado. Outro ponto que merece atenção está relacionado a evitar excesso de peso, respeitando o limite de carga que consta no manual do veículo.

Devido à maioria dos veículos ter a distribuição de carga do freio 70% para a parte dianteira e 30% para a traseira, o desgaste também acontece dessa forma, sendo que o freio da frente é mais exigido e, consequentemente, sofre mais que o de trás, ocasionando, assim, mais trocas. Mas, sempre que for efetuar a troca do freio dianteiro é importante fazer ajuste no traseiro.

Para manter o sistema de freio em boas condições também é necessário fazer a troca do fluido, de acordo com as orientações da montadora.

A Jurid conta uma linha de fluido de freios justamente para atender a essas necessidades que são importantes para manter em bom funcionamento os componentes de freio. Os produtos seguem as especificações das montadoras para veículos leves e motocicletas, com alto nível de eficiência. No site da Jurid, https://www.juridbrakes.com.br/fluidos, há mais informações sobre a linha de fluidos de freios.

A melhor maneira de evitar desgastes prematuros e garantir a segurança do veículo é a revisão preventiva. Quando há necessidade de troca de peças, é importante optar por marcas reconhecidas e produtos compatíveis com o veículo.

Com fábrica em Sorocaba-SP que segue os mais rígidos processos e certificações internacionais, a Jurid possui diversificação do portfólio de pastilhas, sapatas, fluidos e lubrificantes do sistema de freios para o mercado de reposição para atender a frota circulante de veículos.

Sobre a Jurid do Brasil –

 

A Jurid do Brasil é fabricante de componentes de freios por meio das marcas líderes globais Jurid e Ferodo, reconhecidas mundialmente como referência em pastilhas de freio com atuação em vários países. Possui diversificado portfólio para veículos leves e motocicletas para atender o mercado de reposição com o mesmo nível de excelência e qualidade do equipamento original. Com planta em Sorocaba-SP, a Jurid do Brasil produz pastilhas de freios, sapatas, com padrão de qualidade e tecnologia, atendendo certificações internacionais das normas IATF 16949, ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e os produtos pelos órgãos INMETRO, IRAM AITA e SGS. Com compromisso contínuo no desenvolvimento de soluções para frenagem, também comercializa fluidos e lubrificantes para freios.

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/ 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria

Fotos da Notícia – (Clique para ampliar e fazer Atualizado - das fotos)

Clippings para esta notícia