Necessidade de muito esforço para abrir e falta de sustentação da tampa são alguns dos indícios de comprometimento da peça.
Não são apenas os amortecedores que fazem parte da suspensão do veículo que merecem atenção na hora da manutenção. O sistema de amortecimento e sustentação da tampa do porta-malas também deve ser observado e, caso apresente desgaste, deve ser substituído. “Esse amortecedor tem como função auxiliar na abertura e sustentação do porta-malas e limitar o movimento. Por isso, é preciso atenção, pois, caso esteja comprometido, a tampa do porta-malas pode fechar sozinha e causar um acidente”, alerta Leandro Leite, Coordenador de Assistência Técnica da Nakata.
Ele explica que esse amortecedor utiliza gás nitrogênio injetado sob pressão, assegurando movimento suave e constante. Ao abrir a tampa do porta-malas, o nitrogênio empurra uma haste metálica, facilitando a abertura, assim, não há necessidade de fazer tanta força. Ao fechar, o nitrogênio é comprimido, levando a haste de volta à posição inicial.
De acordo com Leite, há alguns sinais e testes simples que podem ajudar o proprietário do veículo a identificar que chegou a hora da troca do amortecedor do porta-malas. “Observe comportamentos inadequados, como necessidade de muito esforço para abrir a tampa e se ela permanece aberta no final do curso”, comenta. Abrir a tampa até a metade e verificar se ela fecha sozinha também é um bom teste, pois nessa condição o correto é que a tampa permaneça na posição ou continue a abertura da tampa.
Caso a peça tenha perdido a eficiência, basta trocá-la. O custo da manutenção não é elevado e a troca relativamente simples. No canal palavra de especialista da Nakata no Youtube você encontra um vídeo dando orientações para fazer a troca de maneira segura. Mas lembre-se, sempre utilize peças de qualidade e de marcas tradicionais do mercado.
Na hora da compra da peça, a recomendação é ficar atento ao modelo correto para o veículo. Consulte antes o catálogo de aplicação da Nakata.
Esta e outras dicas podem ser conferidas no Blog Nakata no link https://blog.nakata.com.br/amortecimento-no-porta-malas-como-cuidar-e-fazer-a-manutencao/.
Sobre a Nakata Automotiva – Há 70 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios, pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.
A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/ 99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria
Fotos da Notícia – (Clique para ampliar e fazer Atualizado - das fotos)
Clippings para esta notícia






