Como saber a hora da manutenção das juntas homocinéticas

Nenhum Comentário

Motoristas devem observar a indícios, como estalos ao esterçar o volante tracionando ou ruídos ao acelerar e desacelerar, quando o carro estiver rodando em linha reta, enquanto reparadores devem observar estado da coifa, lubrificação e desgaste da peça ao fazer a manutenção.

De grande relevância para o desempenho do veículo, as juntas homocinéticas transmitem a força do motor para as rodas, ou seja, são responsáveis pela força motriz que sai da caixa de transmissão e chega às rodas para que elas tracionem. Segundo Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata, é fundamental revisá-las periodicamente para conferir as condições dessas peças já que, quando danificadas, podem gerar ruídos e também perder a tração. “Os motoristas devem ficar atentos aos principais indícios de que as juntas homocinéticas chegaram ao fim de sua vida útil, como estalos ao esterçar o volante ou ruídos, ao acelerar e desacelerar, quando o carro estiver rodando em linha reta.

Já os reparadores, na hora da manutenção, devem verificar o estado da coifa que deve estar preservado. Se a coifa estiver furada, resíduos podem contaminar a graxa e acelerar o desgaste da peça. Ao constatar qualquer anomalia na coifa o ideal é retirar a junta homocinética, lavá-la, e, fazer uma análise mais profunda, se desgastadas, efetuar a troca. “Abraçadeiras também devem ser avaliadas, pois quando frouxas pode ocorrer vazamento do lubrificante e permitir a entrada de abrasivos e quando muito apertadas, cortar a borracha. Por isso, é importante usar alicate especial e torquímetro para efetuar a fixação das abraçadeiras e o aperto da porca da junta”, destaca.

Entre os motivos para a quebra da junta homocinética estão: problemas geometria da direção, falta de lubrificação adequada, sobrecarga do sistema de transmissão, seja pela condição do piso ou pela agressividade no modo de condução do veículo .

Para conferir esta e outras dicas de manutenção, basta acessar o Blog Nakata no link: https://blog.nakata.com.br/junta-homocinetica/.

Sobre a Nakata – Com 70 anos, a Nakata, marca da Frasle Mobility referência na fabricação de autopeças para o mercado de reposição, é líder em componentes de suspensão para veículos leves, pesados e motocicletas. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, se tornou reconhecida pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços, atendendo o mercado nacional e exportação, com linhas completas para sistemas de frenagem, transmissão, direção e suspensão.

 

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Majô Gonçalves – MTB 24.475

versocomunicacao@uol.com.br

Solange Suzigan

versocomunicacao1@uol.com.br

(11) 4102-2000 / 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br

https://www.facebook.com/verso.assessoria

Fotos da Notícia – (Clique para ampliar e fazer Atualizado - das fotos)

Clippings para esta notícia