Workshop na Ajorsul revela quatro macros tendências em Joias e Semi-joias para coleção 2023-2024

 

O treinamento promovido pela Ajorsul parte do DGNG Book 23/24, que é uma publicação que apresenta a pesquisa de tendências em joias e semi-joias para o período de 2023-2024, fornecendo direcionamentos criativos e estratégicos para profissionais do setor

Marcia Croce

A iniciativa da Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul) contou com a presença da renomada palestrante e consultora em design e tendências, Marcia Croce, que compartilhou insights sobre o que podemos esperar no mercado nos próximos anos.

“As quatro macros tendências são a base para outras direções criativas e têm sido fortemente presentes na joalheria brasileira. Podemos ver essas características aplicadas em diversos lançamentos das grandes marcas. A vivência dessas tendências é muito presente na atualidade, influenciando as criações e trazendo uma riqueza de opções para o público”, afirmou.

Segundo a especialista, a coleção 2023-2024 promete ser uma celebração do ecletismo e da individualidade, com joias e semi-joias únicas e marcantes.

Confira o que são as quatro macros tendências:

1. Deep Water – Mergulhando nas Profundezas Criativas

Nesta tendência, exploramos a associação entre o fundo do mar e o metaverso, trazendo elementos como mergulho, borbulhas, silêncio e figuras imaginárias como sereias e a cidade perdida de Atlântida. A analogia entre o mundo digital e o mundo submarino nos convida a conviver com formas desconhecidas e mergulhar na imensidão criativa sem limites. Essa tendência promete ser uma das mais impactantes e presentes nas coleções, com referências como escamas de peixe e o ser místico da sereia.

2. Espiritual Alquimist – Explorando a Espiritualidade

Aqui, nos voltamos para a espiritualidade, trazendo questionamentos sobre o futuro e a busca por respostas em oráculos, cartas de tarô e astrologia. A associação com os alquimistas, que buscavam transformar metais em ouro, representa a busca por uma alquimia espiritual, onde transformamos pensamentos negativos em coisas prósperas e positivas. Essa tendência é relevante e promete trazer um olhar mais profundo sobre o autoconhecimento.

3. Marshmallow – Derretendo Conceitos e Ideias Rígidas

Aqui, o derretimento é a palavra-chave, trazendo a necessidade de aquecer conceitos rígidos e transformá-los em algo mais macio, lúdico e aconchegante. É uma busca por trazer elementos mais sensoriais e acolhedores para as criações. A tendência de Marshmallow representa uma transformação necessária para a joalheria, buscando por designs mais fluídos e delicados.

4. Self-Defense – Protegendo a Identidade e o Pensamento

A última tendência aborda a proteção, representada pelo uso de elementos como spikes e capacetes, como uma forma de autoproteção e defesa da individualidade. Nesta direção, as joias assumem o papel de proteger os pensamentos e reforçar a identidade de quem as usa, criando um sistema de defesa único e pessoal.

Durante a apresentação, os participantes também tiveram a oportunidade de aprender a traduzir as tendências mundiais para a joalheria em 2024. Além disso, explorou temas fundamentais, como planejamento estratégico, pesquisa de tendências, pirâmide de produtos, quadro de produção e storytelling.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak.