Campanha Oceano Vivo une ONGs em ações em São Paulo pela proteção das vidas aquáticas

Fórum Animal, Sea Shepherd Brasil e Sociedade Vegetariana Brasileira realizam, em março, uma exposição e um seminário no Memorial da América Latina, além de uma manifestação na Avenida Paulista pela proteção das vidas aquáticas

O Fórum Animal uniu-se à Sea Shepherd Brasil e à Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) para lançar uma grande campanha, de alcance nacional, intitulada Oceano Vivo: Pelo Fim da Pesca e Aquacultura.

A campanha marca a participação brasileira no Dia Mundial pelo Fim da Pesca (“World Day for the End of Fishing”, ou WoDEF, na sigla em inglês), ação iniciada na Suíça em 2017.

Os objetivos da Oceano Vivo incluem: sensibilizar a sociedade na proteção das vidas aquáticas; fazer com que as pessoas reconheçam que os animais aquáticos são sujeitos de direito e sencientes, ou seja, sentem sofrimento, dor, medo e estresse; reforçar a necessidade de proteger nosso oceano; e promover mudanças positivas nos hábitos alimentares dos brasileiros.

Serão 20 dias de atividades dedicadas a conscientizar a população sobre a necessidade de proteger as vidas aquáticas. A Oceano Vivo é composta de três eventos principais:

Exposição com imagens e objetos sobre os impactos causados pela prática da pesca e da aquacultura. A exibição acontece no Memorial da América Latina, na cidade de São Paulo, entre os dias 11 e 30 de março. A visitação é gratuita e aberta ao público, entre 10h e 17h, na Biblioteca Latino-Americana Victor Civita (que fica no Memorial). Clique aqui para ver a localização no Google Maps.

Uma manifestação de ativistas na Avenida Paulista, intitulada “Marcha pela Vida Aquática”. O protesto irá se reunir no dia 23 de março, às 13h, em frente ao MASP (Museu de Arte de São Paulo). Clique aqui para ver de onde sairá o ato.

Seminário com palestras sobre os oceanos. O seminário visa debater a senciência dos animais aquáticos, como a pesca afeta nossos mares e como substituir com saúde a proteína animal. Esse evento também será na Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, no Memorial da América Latina, das 16h até 20h30 do dia 23 de março.

A participação é gratuita e aberta ao público. Você pode se inscrever nos três eventos, garantir sua vaga no seminário e receber informações sobre a campanha Oceano Vivo neste link.

A campanha é um convite às organizações vegetarianas, ambientalistas, de proteção animal e para toda a sociedade a olharem para as vidas aquáticas, e refletirem sobre possibilidades de consumo que não explorem e não exponham os animais ao sofrimento desnecessário. É uma oportunidade para pedir publicamente a abolição da exploração de animais aquáticos, ou seja, a proibição da pesca e da piscicultura.

Dia Mundial pelo Fim da Pesca (World Day for the End of Fishing and Fish Farming – WoDEF)

A campanha Oceano Vivo foi inspirada e faz parte de um movimento global: A World Day for the End of Fishing and Fish Farming (WoDEF). Esse movimento  tornou-se uma ferramenta global amplamente utilizada por diversas organizações para aumentar a conscientização sobre a vida aquática. O número de vidas nos mares, rios, lagos e oceanos que são perdidas para o consumo é imenso, e as práticas utilizadas degradam tanto o meio ambiente terrestre quanto o aquático.

Apoio

A iniciativa tem apoio da empresa Gate.io, que se destaca por seu compromisso com a responsabilidade social através do programa Gate Charity – Blockchain para Transformar Vidas.

Sobre a entidade:

O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (Fórum Animal) é uma organização fundada há 23 anos visando reunir ativistas e fortalecer ações para a proteção de todas as espécies animais. Construiu uma rede de apoio a outras ONGs por todo o país, com mais de 100 organizações afiliadas que atuam pela defesa do meio ambiente e a proteção animal, prestando apoio técnico e lutando pelo reconhecimento da senciência e dignidade animal.

É formada por uma equipe multidisciplinar, incluindo médicos-veterinários, pesquisadores, especialistas em marketing, comunicação, gestão de projetos, advogados e biólogos. Com a missão de proteger os animais em todo o país, sem distinção de espécie, trabalhando para que eles sejam respeitados como seres sencientes, e lutando para reconhecer a dignidade animal.