Cineasta premiado lança livro de fantasia infantojuvenil

“Vicente Semente” entrelaça elementos culturais brasileiros em lições de autodescoberta e amadurecimento na infância

cineasta premiado lança livro de fantasia infantojuvenil" fifu-data-src="https://i1.wp.com/verde-amarelo.net/verdeamarelo/wp-content/uploads/2024/05/8b59593f77538a70f3390e5e0764e28e_medium.webp?ssl=1" alt="cineasta premiado lança livro de fantasia infantojuvenil" width="300" height="477" />O cineasta e dramaturgo paulistano Victor P. Ribeiro estreia na literatura com a fantasia juvenil Vicente Semente. Com trabalhos premiados no Festival de cinema (14 destaques)" class="autobesttag" style="color:gray" rel="follow" href="https://verde-amarelo.net/verdeamarelo/brasil/#gsc.tab=0&gsc.q=cinema/">cinema de Guadalajara e no Los Angeles Brazilian Film Festival, o autor traz para a literatura toda a bagagem como produtor cultural, diretor e roteirista e, por meio das descrições ricas em detalhes, faz com que as cenas passem na mente do leitor como um filme.

  

Na história, Vicente é um menino de sete anos que precisa lidar com sentimentos de inveja, vazio e solidão, quando os pais passam a dar mais atenção ao irmão recém-nascido. É nesse contexto que o garoto, que tem o estranho hábito de guardar sementes frutíferas, conhece Cali Roux, uma garota intrépida que o faz entrar na grande e misteriosa Floresta de Mata Preta, proibida para crianças. Em meio às gigantes araucárias, ele mergulha em uma realidade obscura, em que a morte o via de perto e as sombras do desconhecido se confundem em seu coração.

  

Para os que buscam,
encontrarão.
As crianças,
jamais entrarão.
Se eu fosse você,
não pagava para ver.
O que é inocente
irá se perder.
(Vicente Semente, pg. 34-45)

Ao entrar nos portões que dão acesso à selva, junto do vaga-lume que zomba de seus sentimentos, o garoto se vê engolido por um monstro, tal como Pinóquio, que vai parar na barriga da baleia. Enquanto busca maneiras de voltar à superfície, ele deixa cair uma semente de maçã, que faz crescer uma gigante árvore, assim como em João e o Pé de Feijão. Quando escapa do monstro, ele consegue voltar para casa com a ajuda de um caminho de árvores frutíferas que plantava no trajeto para a escola, como fizeram João e Maria com as migalhas.

  

Neste entrelace de fábulas, Victor P. Ribeiro apresenta a visão de mundo de um menino que, embora seja apaixonado pelo cultivo de sementes, é também uma representação dos grãos, cujos frutos serão colhidos no futuro. “Eu precisava colocar para fora toda aquela percepção de mundo, e compartilhar com os leitores a minha admiração por sementes, sejam elas crianças ou frutas”, afirma o autor, que está com projeto de adaptação de Vicente Semente já aprovado para o formato audiovisual.

  

FICHA TÉCNICA
Título: Vicente Semente
Autor: Victor P. Ribeiro
Ilustrador: L. M. Melite
ISBN: 978-65-981700-0-4
Dimensões: 14cm x 21cm
Páginas: 186
Preço: R$ 50,00 (físico), R$ 24,99 (eBook)
Onde comprar:Vicente Semente, Amazon

Sobre o autor: Com formações na Academia Internacional de cinema, no Estúdio Fátima Toledo e na SP Escola de Teatro, Victor P. Ribeiro sempre habitou a fantasia. cineasta e escritor, dirigiu Aqualoucos, premiado no 33º Festival de Guadalajara, e Virgens, vencedor do prêmio de melhor filme no Los Angeles Brazilian Film Festival. Atualmente, trabalha como diretor e dramaturgo pela Cia de Teatro e Dança Vertente Única.

  

Redes sociais do autor:

 


Divulgação/Victor P. Ribeiro


Divulgação/Victor P. Ribeiro


Divulgação/Victor P. Ribeiro

 

Caso não queira receber mais conteúdos .