Mães viram exemplo e representação de força das mulheres da Armac

Maternidade é vista como estímulo e inspiração para continuidade da carreira e crescimento profissional

A Armac aumentou em mais de 200% a presença de mulheres em operações, entre 2022 e 2023. Esse crescimento é fruto de programas educacionais e uma política interna de recrutamento que visa ambientes de trabalho com mais inclusão e diversidade. Esse ambiente de oportunidades proporciona, consequentemente, condições para a união entre maternidade e valorização profissional.

Uma dessas histórias é de Karina Cavalcante. Ela tem 36 anos e é supervisora de operações em Tapira (MG). Sua caminhada até o interior mineiro é marcada por superações, competência e uma grande dose de amor de mãe e serve de inspiração para muitas outras mulheres neste Dia das Mães.

No segundo semestre de 2021, Karina se formou na Tropa Mamute, curso da Academia Bravos para capacitação de mecânicos e encarregados e optou por seguir o desafio de trocar a cidade de São Paulo pela Baixada Santista, em sua primeira oportunidade na Armac. Mãe solo, ela e o filho Juan, na época com 13 anos, partiram para uma nova jornada “Sozinha é tudo muito trabalhoso. O foco é sempre em duas coisas: a educação dele e ao mesmo tempo a minha carreira na empresa. Todos os esforços são para o crescimento dos dois”, afirma a supervisora.

O apoio e a compreensão por parte da companhia foram fundamentais para o crescimento. “Sempre tive acolhimento da Armac nos momentos de transição, a respeito de tempo para escolher o melhor local para ficar perto de escolas, para escolher lugares seguros para morar. A Armac sempre foi muito compreensiva em relação a isso e me deu suporte”, salienta Karina.

No começo deste ano, uma oportunidade maior surgiu na trajetória da dupla: uma mudança para o interior de Minas Gerais. O desafio desta vez era a distância e a complexidade desta operação da Armac. “Já tentei de tudo nessa vida para o sustento do meu filho e sempre fomos muito companheiros. Então todas as minhas decisões foram feitas em conjunto. A frase do meu filho foi ‘Mãe, se a senhora acha que é melhor, vamos lá.”

E foram, há três meses. “Tudo é desafiador, ainda mais com um filho adolescente. Encarei com garra e pronta para o que der e vier. Filho nunca é obstáculo e é possível conciliar a maternidade com a carreira. Ser mãe me ajuda a ter mais responsabilidade, motivação e esperança no futuro”, ensina Karina.

O começo de tudo

Se Karina já passou por várias fases na vida de mulher que é mãe e bem-sucedida profissionalmente, outras colaboradoras da Armac estão no começo desta trajetória

Também em Minas, em Itatiaiuçu, a técnica de segurança Thais Guimarães Martins, 27 anos, curte há 3 meses seu primeiro filho, João Marcelo. A relação entre maternidade e carreira já se mostrou positiva para Thais ainda na gestação, quando ela trabalhou, por vontade própria, até o dia anterior ao parto. Seu primeiro Dia das Mães como mãe tem vários significados especiais. “Eu descobri que estava grávida um dia antes do Dia das Mães. Mesmo com o ‘susto’ eu já senti a data de uma maneira diferente. Esse ano a expectativa é que seja ainda melhor, João Marcelo me fez ressignificar toda minha vida.”

De certa maneira, a maternidade ajuda o lado profissional de Thaís e aguça seu senso de alerta e de segurança. “João Marcelo está na fase de conhecer o novo, de se virar no colchão, tudo para ele chama a atenção. E isso faz com que ele se coloque em risco e, como mãe, eu tenho de ter paciência, cuidado, atenção e firmeza para lidar com essas situações. Isso são virtudes que quero aprimorar cada dia mais.”

A técnica de segurança vive a expectativa de volta ao trabalho ainda impactada positivamente pelo apoio que recebeu de sua equipe de trabalho durante a gestação e a licença-maternidade. “Sou muito grata à equipe da Armac, foram acolhedores e humanos. Todos sempre me trataram muito bem e sempre me perguntavam como eu e João Marcelo estávamos.”

Thaís, assim como Karina, não relaciona a maternidade como um empecilho ou obstáculo para sua carreira. Pelo contrário, a chegada do filho serve de estímulo para se organizar e buscar crescimento profissional. “Vou continuar investindo na minha carreira para que possa futuramente ser engenheira do trabalho. Me vejo trabalhando muito para alcançar os meus objetivos e o João Marcelo é meu principal e maior combustível”, reforça a técnica de segurança do trabalho.

Sobre a Armac

Há 30 anos no mercado, a Armac é referência nacional em prestação de serviços e locação de máquinas pesadas e equipamentos. A empresa tem 10 mil ativos entre linha amarela, caminhões e empilhadeiras, entre outros tipos. O propósito da companhia é servir quem constrói o Brasil. Os principais valores são segurança em primeiro lugar, disciplina e integridade, orgulho em servir, simplicidade e humildade, coragem para fazer acontecer e atitude de dono. A companhia mantém operações em todas as regiões do Brasil e conta com estruturas mecânicas, comerciais e administrativas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Pará e Amazonas. No total, são mais de 6 mil colaboradores. A Armac se destaca no mercado nacional pela excelência em manutenção. O complexo de oficinas tem 300 mil m², em Vargem Grande Paulista (SP), uma das maiores estruturas de manutenção da América Latina A empresa desenvolveu a Academia Bravos, uma escola própria para a formação, qualificação e treinamento de mecânicos especializados em máquinas pesadas, encarregados e outras atividades necessárias para o negócio. A companhia é listada na B3 Novo Mercado, que exige o mais alto nível de governança corporativa da Bolsa de Valores.

 

Thais Guimarães Martins Karina Cavalcante
 

Kerolyn Araújo
kerolyn.araujo@novapr.com.br
(11) 9535-9129