Seminário da AEA debate impactos da manufatura 4R no Programa Mover

05/09/2024 – A 9ª edição do Seminário de Manufatura, organizado e promovido pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, acontece no próximo dia 26 de setembro, no SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, unidade da rua Santo André, em São Caetano do Sul, e traz o tema “Programa Mover: impactos da manufatura 4R na descarbonização da mobilidade” para ser debatido entre os executivos e técnicos da indústria automobilística nacional.

Organizado por Carlos Sakuramoto (GM), Anderson Borille (ITA), Fernando Villela (Stellantis), Gustavo Bicalho (Stellantis) e Carolina Assumpção (DENSO), o evento será aberto oficialmente por Marcus Vinicius Aguiar, presidente da AEA, seguido por Fernando Vilella, que fará introdução ao seminário, por Carlos Sakuramoto e Anderson Borille, que conduzirão a apresentação do 5º Desafio de IA e IoT, e a entrega dos “Prêmio Destaque Novos Engenheiros”, a ser conduzida por Marcelo Massarani, professor da POLI/USP.

Ainda na parte da manhã, o evento se desenvolve por meio quatro palestras, a começar com a de Roberto Medeiros, da CNI, com o tema “SENAI no Mover: impulsionando os 4R’s para uma mobilidade mais sustentável”, seguida por “Body shop”, de Fabio Sena (Stromatic), “Pintura”, com Joachim Lorenze (Dürr) e “Simulação computacional do berço ao portão”, com Marco Colosio (General Motors). Ao final desse bloco de apresentações, haverá uma sessão de perguntas e respostas.

No período da tarde, complementam a grade do programa mais sete palestras. Giordana Flor (General Motors) fala sobre “Pegada de carbono – berço ao túmulo”; Adriano Griecco, da Renova Ecopeças,  abordará o tema “Ecopeças”;  Arthur Rufino (Octa) fala sobre “Descomissionamento”; Thiago Gomes (Firjam) discorre o tema “Reciclagem de plástico”; Eiti Iwamura (Denso) apresenta um “Case Tier 2”; “Projeto inventário de carbono” será o tema de Rogério Borili (Becomex) e, por fim, Luiz Brant (ABGI) fala sobre “Recursos financeiros para Inovação e ESG”. Carolina Assumpção, da Denso, fará seu speech de encerramento da 9ª edição do Seminário de Manufatura.

 

AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo ser um fórum neutro de discussão sobre questões estratégicas relativas à engenharia automotiva nacional com envolvimento direto da indústria automotiva, de órgãos governamentais, instituições de ensino e de pesquisa, entidades internacionais e a sociedade em geral. A entidade conta com um sólido histórico de mais de 35 anos de grandes contribuições para o desenvolvimento da engenharia automotiva e das políticas públicas do setor, com a ação sustentada em pilares como conhecimento científico, tecnologia, competitividade, qualidade, autonomia e sustentabilidade.

Única associação 100% nacional no segmento, hoje a AEA está consolidada no setor automotivo como um centro catalisador de soluções. Atualmente, a entidade conta com mais de 80 empresas associadas, provenientes de diversos segmentos do setor automotivo que participam ativamente de comissões técnicas, grupos de trabalho, workshops, eventos, cursos e projetos voltados para o desenvolvimento da engenharia automotiva nacional. Para mais informações, acesse o site  www.aea.org.br.


 

Patrocinado por: