IBPT celebra 32 anos de contribuição na transparência tributária do Brasil

 

Com seus diversos estudos, há mais de três décadas, o instituto tem papel fundamental na transparência da gestão tributária no país, contribuindo para a sociedade brasileira

O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) completa mais de três décadas de história na contribuição de proporcionar transparência tributária para o Brasil, oferecendo suporte à sociedade e às empresas na compreensão e regulação dos impostos no país. O dia 12 de dezembro é o marco da criação, somando os 32 anos de atuação.

O IBPT, desde sua criação, tem se destacado como um instituto de referência na discussão e análise do complexo sistema tributário brasileiro. Com foco em temas complexos como Reforma Tributária, o instituto tem sido fundamental para auxiliar empresas e sociedade a compreenderem as mudanças em curso. Desde de 1992, a organização dedica-se a aprofundar o debate sobre questões tributárias, promovendo eventos, pesquisas, congressos e ações que reúnem especialistas de diversas áreas com informações valiosas para o país.

Estudos de prática

Desde a sua fundação, o instituto trabalha temas de relevância social e empresarial sobre impostos em seus inúmeros estudos que são divulgados periodicamente. Entre os assuntos de destaques, a quantidade de dias que os brasileiros levam somente para pagar seus impostos, a posição que o Brasil e seus estados ocupam em distribuição de tributos para o bem-social, o agronegócio em números, monitoramento das contas públicas entre diversos outros materiais que servem como uma espécie de lupa fiscal para as federações e a população.

  

Ao longo dos anos, o IBPT também desenvolveu ferramentas inovadoras que se tornaram referências no setor. Entre elas, destacam-se o Impostômetro, que acompanha em tempo real a arrecadação de tributos no país, e o programa “De Olho no Imposto”, que visa aumentar a transparência fiscal para os consumidores. O instituto também criou programas focados na governança tributária, e deu origem a diversas outras iniciativas, como o Empresômetro e o IBPT Educação.

  

“A nossa missão é clara: elaborar ações em prol da sociedade brasileira, por meio de estudos, ferramentas sociotecnológicas, eventos e pesquisas em matéria tributária. A transparência na arrecadação e uso do dinheiro público é meio para conscientizar os cidadãos sobre a carga tributária nacional e contribuir para a melhoria da gestão dos recursos públicos”, explica o presidente do Conselho Superior do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral.

Enfatizando ainda mais seu compromisso com a transparência fiscal, a entidade introduziu, no ano de 2012, o programa “De Olho no Imposto”. Essa iniciativa foi concebida para que as empresas estejam em conformidade com o estabelecido na Lei 12.741/2012, que foi elaborada com o intuito de informar aos consumidores sobre os tributos incidentes em cada aquisição de produtos ou serviços no Brasil.

  

Com os avanços da Reforma Tributária se consolidando, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação se esmera para explicar o novo sistema tributário ao conjunto da população e empresas, criando estudos e projetos que facilitem a compreensão e aplicação das normas. Sendo assim, além de suas observações sobre alguns temas fiscais já recorrentes, o IBPT também reafirma seu compromisso para os próximos anos com essa remodelagem das regras tributárias.

  

Gilberto Luiz do Amaral – Presidente do IBPT (Divulgação)

Histórico

Fundado em 12 de dezembro de 1992, por Gilberto Luiz do Amaral, João Eloi Olenike, Amazonas Francisco do Amaral e Noé Galdamez, o IBPT emergiu como uma das maiores entidades tributárias do país. Desde sua origem, destacou-se pela inovação na criação de estratégias de mercado baseadas em dados fiscais, sempre alinhado à evolução tecnológica e à constante capacitação de sua equipe. Ao longo dos anos, o IBPT enfrentou os desafios fiscais e tributários do Brasil, buscando tornar o sistema de tributação mais claro e transparente à sociedade brasileira.

  

O presidente Gilberto Luiz do Amaral reitera o compromisso contínuo do IBPT em utilizar pessoal capacitado e tecnologia de ponta, visando prestar o melhor serviço ao conjunto da população brasileira. “Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa jornada. O instituto permanece comprometido em promover a transparência fiscal e construir um sistema tributário mais justo para o Brasil”, afirma.

  

Sobre o IBPT

O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) foi fundado em 12 de dezembro de 1992, com o objetivo inicial de congregar estudiosos das ciências jurídica, contábil, social e econômica para debater sobre temas relacionados ao cotidiano tributário. Desde sua fundação, o IBPT se dedica ao estudo do complexo sistema tributário no país, sendo reconhecido pela adoção de uma linguagem clara e precisa à sociedade sobre a realidade tributária brasileira. O IBPT também lançou bases e fundamentos para viabilizar a lógica da transparência fiscal, promovendo conscientização tributária.

  

Pioneiro na criação de estratégias de mercado para empresas e entidades setoriais a partir da análise de dados fiscais, públicos e abertos, o IBPT mantém investimentos contínuos em tecnologia e na capacitação de sua equipe para viabilizar pesquisas, estudos e serviços, possuindo o maior banco de dados privado com informações tributárias e empresariais.