Pesquisa inédita revela hábitos culturais da população de Brumadinho

 

Com 46% das respostas, estudo revelou que ouvir música é o principal hábito cultural da população de Brumadinho. Sertanejo é o gênero mais ouvido pela comunidade, com 59% dos apontamentos. Ficar em casa, ir a festas religiosas e assistir filmes também está entre as preferências dos moradores da região

Ouvir música, de preferência sertaneja, ficar em casa, assistir um filme e ir a festas religiosas estão entre os costumes mais citados na pesquisa inédita sobre hábitos culturais da população de Brumadinho, realizada pelo projeto de arte Anagama, através do Instituto Ver.

Apresentado no dia 01 de dezembro no Centro de Convivência da AVABRUM (Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão), o estudo buscou entender tradições, hábitos artísticos, gostos musicais, religiosos, turísticos e outros dessa região do rio Paraopeba. O objetivo foi criar um instrumento que pode ser consultado para nortear ações culturais para a cidade.

“A ideia principal é mapear a cultura, não pelo que é ofertado, mas sim pelo que as pessoas esperam, experimentam, o que elas querem experimentar. Então, se cultura é a valorização do que as pessoas fazem, a ideia da pesquisa foi ouvir as pessoas para ver de fato o que está sendo entregue para a comunidade, e o que pode ser entregue de forma mais conectada, mais próximo do desejo de cada um dos cidadãos, de valorizar sua terra, o seu espaço e a convivência com outras pessoas”, disse o cientista político e diretor do Instituto Ver, Malco Camargos, responsável por conduzir a pesquisa.

Na imagem, Malco Camargos apresentando a pesquisa sobre hábitos culturais da população de Brumadinho — Foto: Júlia Duarte

Segundo o estudo, há desconhecimento sobre a oferta de atividades culturais na cidade. Os entrevistados também apontaram a carência de espaços como cinema (13%) e teatro (9%) e, para eles, essas são atividades que poderiam ser criadas no município. A pesquisa também mostrou que há o interesse pela realização de mais cursos e oficinas, principalmente voltados para jovens e crianças, com aulas de

música e dança sendo as mais solicitadas.

Música entre prioridades

Com 16% das respostas, a palavra “arte” é a definição de cultura para a maioria dos moradores de Brumadinho. Sobre os gostos culturais, “ouvir música” aparece em primeiro lugar, com 46% dos apontamentos, na sequência, com 21%,“ficar em casa” e “assistir filmes”.

A música sertaneja foi avaliada como a mais ouvida (59%), seguida por MPB (24,1%) e gospel (20%). Filmes de ação têm a preferência na região (39,4%) e depois “comédia” (24,7). Sobre a marca cultural da cidade, o “Inhotim” foi o mais citado (19%). Perguntados sobre o que gostam de fazer no tempo livre, os termos “ficar em casa” (39%) e ir a festas religiosas (27%) apareceram nas primeiras posições.

ONG Contato

Com intuito de auxiliar nas ações do Anagama, Projeto de Arte, Inclusão e

Sustentabilidade criado pela ONG Contato, o diagnóstico cultural recebeu recursos destinados pelo Comitê Gestor do Dano Moral Coletivo pago a título de indenização social pelo rompimento da Barragem da Vale, em Brumadinho, no dia 25/01/2019.

Produzido entre os dias 8 e 11 de julho deste ano, ele entrevistou 1.004 pessoas, sendo que os resultados possuem uma margem de erro de 3%, para mais ou para menos.

O estudo completo está disponível em PDF, que pode ser acessado por download por meio do link: drive.google.com/file/d/1pOgAHN35-5Pg5gT_oI20B-JlljyeFsur/view?usp=sharing.

Para mais informações entre em contato com o projeto, através do instagram @projetoanagama.


Yasmin Marques – 55 (31) 9 9351-1134
imprensa@lscomunicacao.com
Viviane Raymundi – 55 (11) 9 5540-2536
 viviane@lscomunicacao.com

Patrocinado por: