Como prevenir doença psicossomática?

 

A importância de nomear os sentimentos

O corpo humano vai muito além de uma máquina física. Ele ressoa emoções, pensamentos e experiências. Essa interação não é apenas teórica, mas uma realidade pulsante que pode ter impactos significativos na saúde e bem-estar. Traumas emocionais podem ser comparados a feridas, cujo impacto na mente é duradouro.

Quando essas dores não são reconhecidas, nomeadas ou confrontadas, elas podem se manifestar em sintomas físicos, afetando a saúde. A necessidade de nomeá-las é o primeiro passo para a cura e a ressignificação dos sentimentos.

“Escutar o que o corpo expressa, compreendendo que ele muitas vezes fala o que a alma não consegue traduzir em palavras, é uma das experiências mais profundas e transformadoras que um ser humano pode vivenciar”, revela o Rossandro Klinjey.

Para entender melhor o fenômeno psicossomático, sugerimos uma conversa com Rossandro, psicólogo e co-autor do livro As quatro estações da alma. Ele fala sobre a interação entre mente e corpo e a importância de reconhecer e enfrentar os sentimentos.

Entre em contato para consultar disponibilidade de agenda: 11 93096-2717

Sobre Rossandro Klinjey: É psicólogo, professor, palestrante e consultor em educação e desenvolvimento humano. É fundador do Instituto RK e da Educa, uma empresa de educação socioemocional. Atua como professor convidado do curso de Felicidade da Unicamp e do mestrado em Psicologia Organizacional da PUCRS. Reconhecido por traduzir a psicologia para uma linguagem de fácil compreensão, tornou-se um dos principais palestrantes em aperfeiçoamento pessoal do Brasil.

Instagram: @rossandroklinjey