O UTCAL Summit 2025 encerrou sua agenda nesta sexta, dia 11, com a realização da Reunião de Grupo de Trabalho Anatel Utilities, coordenado por Maria Aparecida Muniz, gerente de Espectro, Órbita e Radiodifusão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com a participação de 30 membros, o encontro — já tradicional entre os integrantes do setor — foi pautado pela apresentação de demandas à agência reguladora e discussão de aspectos regulatórios no sentido de aprimorar o funcionamento das telecomunicações no segmento das empresas de missão crítica como energia elétrica, gás, saneamento e telecomunicações.
Ao longo de quatro dias, propostas como uma nova regulamentação com vistas a resolver o conflito de postes, que envolve os setores de energia e telecomunicações, entraram na pauta do UTCAL Summit 2025, que teve representantes de órgãos como Anatel, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), além de integrantes de empresas, especialistas e players do setor. Também participaram especialistas de diversas partes da América Latina, Estados Unidos e Europa. Outra novidade anunciada foi a preocupação da Anatel para que haja uma coordenação de interferências no espectro para uso das faixas de radiofrequências associadas ao Serviço Limitado Privado (SLP) pelas utilities.
Reunidos no Hotel Windsor Barra, mais de mil participantes debateram aspectos como Redes Não-Terrestres, Conectividade Avançada (5G), Hidrogênio Verde, Cibersegurnça, Inteligência Artificial e desenvolvimento do uso de redes multi-utilities — estruturas integradas que combinam diferentes serviços essenciais em uma única rede de telecomunicações.
No encerramento das atividades, o presidente da UTC América Latina, Dymitr Wajsman anunciou que, ainda este ano, a entidade fará encontros para abordar as temáticas da Inteligência Artificial e Transformação Digital em locais que a serem definidos. “Este foi o maior e melhor evento já ocorrido em nosso setor. O UTCAL Summit está consolidado como o evento tecnológico do setor de utilities ao qual não se pode faltar”, completou.
O UTCAL 2026, maior evento tecnológico de utilities da América Latina, será realizado entre os dias 16 a 20 de março. Outras informações podem ser obtidas no site do evento: https://utcal.com.br.
Alessandra Bizoni
Assessoria de Imprensa
Tel: (21) 3923-5666 / (21) 987714221






