Jurid destaca como evitar ruídos depois da troca das pastilhas de freio

Nenhum Comentário

 Além do assentamento correto das pastilhas, reparadores também devem realizar alguns procedimentos em outros componentes do sistema de freio

A troca das pastilhas de freio exige cuidados que envolvem todo o sistema composto por vários componentOKes, entre eles, disco e pinça, que precisam ser avaliados durante o reparo. A Jurid do Brasil, fabricante referência em componentes de freios, destaca procedimentos que evitam o ruído, após a substituição das patilhas de freio.

Os componentes devem ser verificados e realizada a troca em caso de desgaste, como é o caso do disco de freio que precisa estar com a superfície plana, livre de ondulações e rebarbas. Do contrário, há necessidade de avaliar se é possível fazer a retificação ou se é necessário efetuar a troca, dependendo do nível de desgaste.

Outro ponto importante relacionado ao disco de freio é que a peça deve estar 100% limpa e isenta de resíduos que possam ser contaminantes, correndo o risco de espelhar o material de atrito da pastilha. A limpeza pode ser feita com álcool isopropílico ou detergente neutro, nunca utilizar produtos derivados de petróleo como gasolina, thinner, etc.

Há o cuidado com os pinos deslizantes da pinça de freio que devem ser lubrificados para garantir a boa movimentação da pinça nos momentos de frenagem. Preferencialmente, a recomendação é usar lubrificantes específicos para pinça de freio que suportem, no mínimo 600°C, para não derreter. A pinça, quando lubrificada com um produto adequado, como o BL-20, da marca Jurid, evita o desgaste das peças, ressecamento das borrachas e travamentos que podem resultar no espelhamento do material de atrito da pastilha por superaquecimento, além de acelerar a vida útil das pastilhas.

Também é necessário verificar se existem folgas excessivas nos componentes do sistema de freio como nos pinos deslizantes e no cavalete da pinça, onde a pastilha é encaixada. Folgas ocasionam vibrações e, consequentemente, ruídos.

Após a realização de todos esses procedimentos citados acima, o reparador precisa fazer o assentamento correto das pastilhas de freio que acabam de ser instaladas para prevenir ruídos indesejáveis. Para isso, é necessário fazer de 30 a 40 frenagens suaves em velocidade abaixo dos 60 km/h. Frenagens bruscas em alta velocidade em pastilhas, ainda em processo de assentamento, também podem espelhar a superfície do material atrito da pastilha de freio.

Sobre a Jurid do Brasil – 

A Jurid do Brasil é fabricante de componentes de freios por meio das marcas líderes globais Jurid e Ferodo, reconhecidas mundialmente como referência em pastilhas de freio com atuação em vários países. Possui diversificado portfólio para veículos leves e motocicletas para atender o mercado de reposição com o mesmo nível de excelência e qualidade do equipamento original. Com planta em Sorocaba-SP, a Jurid do Brasil produz pastilhas de freios, sapatas, com padrão de qualidade e tecnologia, atendendo certificações internacionais das normas IATF 16949, ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e os produtos pelos órgãos INMETRO, IRAM AITA e SGS. Com compromisso contínuo no desenvolvimento de soluções para frenagem, também comercializa fluidos e lubrificantes para freios.

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Majô Gonçalves – MTB 24.475

versocomunicacao@uol.com.br

Solange Suzigan 

versocomunicacao1@uol.com.br

(11) 4102-2000 / 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br

https://www.facebook.com/verso.assessoria

Fotos da Notícia – (Clique para ampliar e fazer Atualizado - das fotos)

Clippings para esta notícia