A DHL, líder mundial em transporte e logística, é parceira oficial de logística da temporada 2011-2012 da Volvo Ocean Race. A tradicional regata de volta ao mundo em iates, que chega a sua 11ª edição, começou no dia 29 de outubro de 2011 em Alicante, na Espanha, chega a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, neste final de semana, e terá sua final em Galway, na Irlanda, em 7 de julho deste ano.
A tradicional disputa também tem passagem pelo Brasil, passando pela cidade de Itajaí, Santa Catarina, no dia 21 de abril, e a DHL, como uma das patrocinadoras oficiais da competição, contará com a presença das filiais brasileiras Express, Global Forwarding e Supply Chain no evento.
O apoio da DHL à regata inclui o transporte de equipamentos para as tripulações e o transporte de pavilhões para os visitantes às dez Vilas da Corrida, incluindo Itajaí, única parada na América do Sul, ao longo dos 72 mil quilômetros da rota, bem como suprimento imediato de peças de reposição em caso de emergência. A DHL utiliza um total de 152 contêineres para o transporte das centenas de toneladas de materiais da competição.
A DHL transporta, para cada equipe da Volvo Ocean Race, dois conjuntos idênticos de contêineres marítimos de 40 pés, com um volume de 67 metros cúbicos – incluindo ferramentas, kits de coletes salva-vidas e conjuntos de correias de elevação de bote, seguindo o princípio de envio alternado. Na operação planejada pela companhia para a competição, as equipes utilizam o conteúdo de um contêiner na primeira etapa, enquanto a DHL já envia o outro para a próxima escala, que será utilizado novamente, e assim sucessivamente.
Segundo a DHL, esse método garante que a entrega seja realizada no prazo e o equipamento disponibilizado quando necessário, uma vez que está sempre um passo à frente dos barcos. De acordo com a companhia, este é o chamado “Leapfrog” (“pulo de sapo”), termo usado para logística de embarques alternados.
A operação também inclui o transporte de outros 20 contêineres por equipe, via modal aéreo, e até logística em casos de emergência, como repor um mastro quebrado. Para se ter uma ideia, até um armazém de peças de reposição foi estabelecido no aeroporto de Amsterdã, na Holanda, permitindo mover, rapidamente, mercadorias de grande porte – como os mastros de até 33 metros de altura – a qualquer destino ao redor do mundo.
O diretor da DHL de Projetos para a Volvo Ocean Race, Reinier Vens, explica que os procedimentos são monitorados a partir de um centro de controle internacional, especialmente estabelecido para o evento. “Garantimos que nenhum percalço comprometa a corrida, fornecendo aos organizadores, equipes e parceiros nossa linha completa de serviços em logística. A partir do ponto inicial em Alicante, Espanha, até o final, em Galway, Irlanda (de 29 de outubro de 2011 a 8 de julho de 2012), a DHL fica responsável pelo transporte aéreo, marítimo e terrestre de equipamentos de alto valor”, completa.
A cooperação harmoniosa de todas as unidades de negócios DHL (DHL Express, Global Forwading e Supply Chain) garante o bom desempenho durante toda a corrida. A DHL oferece aos seus clientes soluções personalizadas, atendendo as necessidades individuais com exigências específicas. Devido ao planejamento antecipado realizado pela DHL, a companhia é capaz de agir de forma flexível e conveniente, principalmente em caso de emergências.
Sobre a Competição Volvo Ocean Race 2011 – 2012
A competição Volvo Ocean Race 2011-2012 percorre os cinco continentes, num percurso de mais de 39 mil milhas náuticas, o equivalente a 72 mil quilômetros, em mais de nove meses de competição. São 66 velejadores, sendo 11 tripulantes por barco, que iniciaram a trajetória em Alicante (Espanha), seguindo para Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), ao redor do Cabo Horn até Itajaí, em Santa Catarina (BRA). Depois seguem para Miami (EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França), finalizando a regata em 7 de julho de 2012, na cidade de Galway (Irlanda).




