Petroplus pede concordata após bancos cobrarem dívidas

Reuters

Maior refinaria independente da Europa em capacidade vem cambaleando desde que credores restringiram o crédito, no final de 2011

 

A refinaria de petróleo Petroplus, com sede na Suíça, pediu concordata, colocando mais de 2 mil postos de trabalho em risco na Europa, após bancos cobrarem dívidas, gerando um default de US$ 1,75 bilhão.

A maior refinaria independente da Europa em capacidade vem cambaleando desde que seus credores restringiram o crédito no final do ano passado, uma vítima de fracas margens de refino e alta dívida, que foi o resultado do seu modelo de negócio baseado em aquisições, apoiado por bancos privados.

Em e-mail a clientes, visto pela Reuters nesta terça-feira, a Petroplus disse que interrompeu todos os fornecimentos de sua refinaria Coryton, no sul da Inglaterra. No entanto, um porta-voz do Departamento de Energia e Mudança Climática disse que a refinaria de Coryton continua em operação. A unidade é a maior fornecedora de combustível para South East.

Leia: BP pode conceder ajuda financeira à Petroplus

No início do mês a Petroplus interrompeu a produção em três refinarias na Suíça, França e Bélgica e reduziu pela metade a produção de unidades na Grã-Bretanha e Alemanha enquanto luta para pagar pelo petróleo.

"Trabalhamos duro para evitar esse resultado, mas não fomos capazes de chegar a um acordo com nossos credores para resolver essas questões, dado o aperto e a dificulgade dos mercados europeus de crédito e refino", disse o diretor-executivo da Petroplus, Jean-Paul Vettier, em comunicado nesta terça-feira.

A diretoria da Petroplus está agora preparando o processo de falência na Suíça, disse o grupo. A PriceWaterhouseCoopers foi nomeada administradora da unidade da companhia no Reino Unido nesta terça-feira.

"O primeiro objetivo do conselho de diretores da Petroplus é assegurar que as operações sejam desligadas com segurança e preservar o valor para todos os acionistas", disse a refinaria.

As ações da Petroplus caíram mais de 80%, para 0,23 francos suíços por volta das 10h50 (horário de Brasília). Há um ano, elas era negociadas perto de 15 francos.

Excesso de capacidade

De acordo com a Associação da Indústria de Petróleo do Reino Unido, a Coryton representa 10% do mercado de combustíveis do Reino Unido e 20% do mercado em South East.

Uma porta-voz da BP, consumidora da Coryton, disse: "Não há problemas de fornecimento imeditato em nossa rede de varejo." O anúncio da Petroplus teve pouco impacto nos preços da gasolina.

Veja: Petroplus obtém financiamento provisório e fecha unidade francesa

Em um mercado prejudicado por excesso de capacidade, a morte da Petroplus, cujas cinco refinarias europeias juntas transferem cerca de 667 mil barris por dia, poderia facilitar as condições de oferta e ajudar a aumentar as margens. Concorrentes, como a Essar, da Índia, que opera uma refinaria no norte da Inglaterra, vai se preparar para aproveitar eventuais espaços.