CSN conclui compra de ativos do grupo espanhol Gallardo

Reuters

Operação foi concluída por 482,5 milhões de euros e deve colocar fim em divergência que já durava meses entre as duas companhias

 

A Companhia Siderúrgica Nacional anunciou nesta terça-feira a conclusão de um acordo de compra de ativos do Grupo Alfonso Gallardo, o que deve colocar um fim em uma divergência que já durava meses entre as duas companhias.

Segundo comunicado divulgado nesta terça-feira pela siderúrgica brasileira, foi adquirida a totalidade das ações do Grupo Alfonso Gallardo na Stahlwerk Thüringen GmbH (SWT) por 482,5 milhões de euros.

Mais: CSN capta R$ 348,5 milhões com lançamento de bônus

"A Transação se restringiu aos ativos operacionais localizados na Alemanha dentre aqueles previstos no contrato de aquisição de ações que havia sido firmado em 19 de maio de 2011 com o Grupo Gallardo, e encerrou satisfatoriamente as conversas entre as partes relativas à diferente interpretação do referido contrato", afirmou a CSN.

Em setembro do ano passado, o grupo espanhol, um dos maiores produtores de aço da Espanha, acusou a CSN de não ter respeitado compromissos contratuais na operação de compra de parte de suas empresas, acertada em maio por cerca de 1 bilhão de euros.

No começo de 2011, a CSN havia fechado um acordo de compra das empresas Cementos Balboa, Corrugados Azpeitia, Corrugados Lasao e da Stahlwerk Thüringene, a única que foi de fato adquirida.

Entretanto, posteriormente a CSN anunciou a rescisão do contrato, afirmando que o grupo espanhol não cumpriu termos do acordo.

Veja: Siderurgia caminha para mais um duro ano em 2012

Localizada em Unterwellenborn, Alemanha, a SWT produz aços longos e é especializada na produção de perfis. A capacidade instalada de produção é de 1,1 milhão de toneladas de aço por ano.

"A concretização desta aquisição concorre para o fortalecimento da CSN no segmento de aços longos, reforçando o portfólio de ativos de classe mundial", disse a CSN.