SKF lança rolamento que aumenta a vida útil do sistema de suspensão

A SKF do Brasil está trazendo ao País a nova linha de rolamentos McPherson, que ajuda a aumentar a vida útil do sistema de suspensão de automóveis e comerciais leves, além de melhorar o conforto de direção. A tecnologia, que levou um ano para ser desenvolvida nos centros de pesquisa & desenvolvimento da companhia, será importada da unidade da SKF em Saint- Cyr, na França.

  

“Esse produto vai trazer muitos ganhos às montadoras. A partir de agora, elas poderão contar com uma tecnologia inovadora que permite melhorar o desempenho de componentes de suspensão, além de contribuir muito para o conforto do motorista. Nosso produto consegue resistir a cargas de impacto mais elevadas, e oferece valores de atrito reduzidos, necessidades que o mercado atual exige”, explica Fabrício Teixeira, gerente de

Engenharia de Aplicação da SKF do Brasil.

  

Brasil já é referência em rolamento de suspensão

A SKF do Brasil produz e comercializa rolamentos de suspensão há pouco mais de três anos em seu complexo industrial, localizado em Cajamar (SP). Toda a produção desse componente é dedicada ao mercado externo. Além do Brasil, apenas as subsidiárias da França e China produzem rolamentos de suspensão.

  

Outra possibilidade, que não está descartada, é a produção do rolamento McPherson no Brasil. “Com a inclusão de novas tecnologias neste produto, pretendemos mostrar aos nossos clientes os benefícios que podem obter. Se houver boa aceitação local, podemos estudar a produção desse rolamento por aqui”, diz o executivo.

  

Características do McPherson

O rolamento de suspensão McPherson, uma das novidades da companhia, é uma das apostas da SKF para o setor. As características técnicas específicas do novo rolamento são:

• Novo design da vedação que combina a excelente proteção contra a poluição externa com o baixo torque de fricção. Vedação 50% mais eficiente quando comparada com uma vedação tradicional e diminuição de 20% no torque de fricção.

  

• Novo conjunto de esferas projetado para aumentar a capacidade de carga radial em 20%.

  

• Assento de mola metálica sobremoldado dentro da parte inferior do mancal de polímero foi projetado para aumentar em 50% a resistência contra a deformação e as tensões em 8%, com relação aos componentes compostos.

  

A nova tecnologia já está disponível para OEM, concessionárias autorizadas e aftermarket. O preço, sob

consulta, pode ser solicitado por meio do endereço eletrônico faleconosco@skf.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

  

A SKF também fabrica e comercializa no Brasil rolamentos HBU-2 para rodas, com sensor de ABS, antecipando a exigência da legislação brasileira que prevê adoção o uso do dispositivo nos carros fabricados a partir de 2014. A outra parte do canal produtivo é destinada à fabricação rolamentos cônicos de primeira geração.

  

Em outubro de 2011 a SKF inaugurou sua segunda unidade no País, no complexo industrial de Cajamar, destinada à produção de rolamentos de roda de segunda geração (HBU2). A capacidade de produção anual da SKF no Brasil é de 37,6 milhões de rolamentos. Em 2010, a companhia produziu 32 milhões de rolamentos.