Irmãos Sperafico destacam evolução e miram Top-10 no Velopark. Terceira etapa de 2012 acontece no menor circuito do calendário, o que deve aproximar os pilotos e gerar uma das provas mais movimentadas do campeonato

Das 10 pistas que recebem a Copa Caixa Stock Car em 2012, a do Velopark, no Rio Grande do Sul, é a que tem menor extensão. O autódromo fica dentro de um grande parque para apaixonados por automobilismo construído no município de Nova Santa Rita, a cerca de 30 km da capital gaúcha, e tem apenas 2.278 metros. Uma pista em que os carros da Stock Car completam uma volta em menos de um minuto. Em 2011, por exemplo, na decisão do campeonato realizada nessa mesma pista, Cacá Bueno estabeleceu a pole-position com o tempo de 54s501.

É este o cenário que, na visão dos irmãos paranaenses Ricardo e Rodrigo Sperafico, deve tornar a etapa do próximo final de semana uma das mais equilibradas da temporada da Stock Car. Para se destacar diante dessa condição, a dupla da equipe Prati-Donaduzzi aposta na evolução que o time apresentou entre a primeira e a segunda etapas – e na continuidade dela – para obter um bom resultado na prova deste domingo.

“A tendência, como os tempos de volta são baixos, é que todos fiquem muito próximos. Não só na tabela de tempos, mas também dentro da pista na corrida. Por isso cada detalhe que a gente conseguir melhorar nos carros vai fazer muita diferença. Qualquer décimo de segundo no Velopark pode representar algumas posições à frente tanto no grid, quanto na corrida”, avalia Rodrigo Sperafico.

O equilíbrio de tempos no Velopark fica claro ao ver as tabelas de tempos. Na Super Classificação da última etapa de 2011, por exemplo, a diferença entre os oito primeiros colocados do grid foi pouco maior do que cinco décimos de segundo.

“Nós melhoramos nosso rendimento da primeira para a segunda etapa e, certamente, vamos progredir mais um pouco neste fim de semana. Estamos entendendo cada vez melhor o carro e isso projeta um resultado melhor nesta etapa. Vamos trabalhar para melhorar nosso ritmo de classificação que já tinha sido bom em Curitiba, e tentar melhorar mais o ritmo de corrida, que tem sido o ponto fraco até aqui”, comenta Ricardo Sperafico, que na etapa de Curitiba, há duas semanas, levou o carro da Prati-Donaduzzi no grupo da Super Classificação.

Em busca desse trabalho de desenvolvimento, cada um dos irmãos já viaja para o Rio Grande do Sul com uma estratégia de trabalho definida. Nos treinos livres que começam nesta sexta-feira, Rodrigo e Ricardo testarão setups diferentes em seus carros.

“Assim nós coletamos mais informações e podemos chegar mais rápido ao acerto ideal do nosso carro. Nessa fase o trabalho deve ser em equipe, somando todos os esforços para terminarmos a corrida somando pontos entre os 10 primeiros”, completa Rodrigo Sperafico.

A etapa do Velopark da Copa Caixa Stock Car 2012 começa na próxima sexta-feira com duas sessões de treinos livres. A corrida será disputada no domingo (06) a partir das 9h30 com transmissão ao vivo pela TV Globo. Confira os horários da Copa Caixa no fim de semana:

Sexta-feira – 04/5
1º treino livre – Grupo 1 – 9h50 às 10h30
1º treino livre – Grupo 2 – 10h40 às 11h20
2º treino livre – Grupo 1 – 13h20 às 14h
2º treino livre – Grupo 2 – 14h10 às 14h50

Sábado – 05/5
3º treino livre – Grupo 1 – 8h20 às 9h
3º treino livre – Grupo 2 – 9h10 às 9h50
Treino Classificatório – 12h10 às 13h

Domingo – 06/5
Corrida – 3ª etapa Copa Caixa Stock Car 2012 – 9h30 (40 minutos + 1 volta)