Ferrari estreia nova fórmula do combustível Shell V-Power em Barcelona. Expectativa é de ganho significativo de performance para os carros de Fernando Alonso e Felipe Massa já a partir da etapa deste final de semana no GP da Espanha

Os pilotos Fernando Alonso e Felipe Massa irão disputar o GP da Espanha de F-1 com uma nova formulação do combustível Shell V-Power. A expectativa é que o motor Ferrari 056 desenvolva uma performance ainda maior e mantenha as características de consumo da versão anterior, que estreou no GP da Austrália de 2012 e vinha sendo usada até agora.

“Trabalhando em conjunto com a Ferrari, conseguimos um ganho de potência com esta nova fórmula de combustível. Em um universo onde milésimos de segundo fazem diferença, este será um passo significativo para o time e estamos orgulhosos disso. Para nós, é fundamental manter a eficiência da versão anterior de nosso combustível mas conseguindo um ganho de performance sem afetar a eficiência”, diz Cara Tredget, gerente de tecnologia da Shell para a Ferrari.

Depois de testar em simuladores diversas composições, a Shell entrega à Ferrari cerca de 20 versões de combustível por ano. O combustível é testado nos motores de F-1 do time italiano e, enquanto isso, amostras são enviadas à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para a aprovação do uso em corridas.

Com as aprovações de FIA e Ferrari, o combustível vai para a pista para fazer sua estreia após o sucesso comprovado em testes. Este aprendizado de desenvolvimento – com a parceria da Ferrari sendo desenvolvida há mais de seis décadas, a Shell leva futuramente a tecnologia para outras categorias ao redor do mundo, como o próprio caso do Brasil.

“Todo este conceito de desenvolver um produto que se destaca em um ambiente tão competitivo como a F-1 ajuda a Shell a aprimorar seu produto tanto para o carro de rua quanto para as competições automobilísticas em que está presente no mundo inteiro. Aqui no Brasil, conseguimos desenvolver o Shell V-Power etanol, que está sendo utilizado na Stock Car em 2012, justamente aproveitando todo este aprendizado de décadas de envolvimento com a marca na F-1”, diz Gilberto Pose, engenheiro de combustíveis da Raízen, que é a fornecedora exclusiva de combustível para a Stock Car e representa a marca Shell nas principais corridas do Brasil.

A Ferrari iniciou o GP da Espanha sendo a mais rápida no primeiro treino livre, com Fernando Alonso em primeiro, e Felipe Massa em 12o. No segundo treino livre, o brasileiro ficou em 11o e o espanhol, em 14o. A corrida no domingo será às 9h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pela TV Globo.

Sobre a Raízen

A Raízen é a empresa resultante do processo de integração dos negócios da Shell e Cosan. A empresa está entre as cinco maiores companhias do Brasil em faturamento. Com 24 usinas, a Raízen tem capacidade de produção de 2,2 bilhões de litros de etanol por ano, 4,4 milhões de toneladas de açúcar e têm 900 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana. A Raízen possui 53 terminais de distribuição e comercializará aproximadamente 22 bilhões de litros para os segmentos de transporte e indústria e para a sua rede formada por 4.700 postos de serviço com as marcas Shell e Esso. Por meio da marca Shell, a empresa está presente nas principais categorias do automobilismo mundial, incluindo a Fórmula 1. No Brasil, a Raízen anunciou a entrada da Shell na Stock Car e o fornecimento de etanol para todos as equipes da prova.