Representante do Campeonato Brasileiro de GT disputa Mini United na França. Patrick Gonçalves tem experiência gratificante em evento europeu

Contando com campeões de vários cantos do mundo, o Mini United 2012, realizado no último fim de semana em Paul Ricard, na França, contou com a presença de um piloto brasileiro e representante do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo. Na categoria GT4, Patrick Gonçalves, dupla de Matheus Stumpf em um BMW M3, saiu bastante satisfeito com sua participação no evento.

Ao todo, 24 pilotos estiveram presentes e Patrick, que garantiu vaga após conquistar o bicampeonato do Mini Challenge no Brasil e um título na Argentina, ficou honrado por ter a oportunidade de representar seu país no evento. “Foi uma experiência sensacional”, diz o baiano, oitavo lugar no grid de largada para a primeira corrida.

“Foi uma experiência sensacional. No classificatório fiz o oitavo tempo em uma pista que não conhecia e contra os melhores pilotos do mundo, por isso acredito que foi realmente muito bom”, avalia. Após ganhar duas posições, Patrick vinha em sexto quando um problema na turbina do seu Mini derrubou o desempenho do seu carro. No final, chegou em 14o lugar.

Largando na colocação em que chegou, Gonçalves ganhou cinco posições, mas após passar por cima de detridos deixados na pista um dos pneus do seu carro acabou furado. Com uma parada nos boxes não programada, o baiano acabou chegando em 21o. “Após a parada no box voltei mais para me divertir, pois não teria como brigar por um resultado melhor”, revela Patrick.

“Foi uma experiência muito gratificante. Fiquei honrado por representar o Brasil. Andei sempre bem, com pilotos que já estão mais acostumados com o campeonato, que treinam regularmente com esses carros e, se não fossem os problemas que enfrentei, teria um resultado ainda melhor. Valeu muito e quem sabe não volto no ano que vem”, encerra o atual quarto colocado na GT4.

Com 17 pontos no campeonato, contra 35 dos líderes da competição, Leo Cordeiro e William Starostik, parceiros do BMW Team Brasil, agora Patrick volta ao Brasil para se preparar para a segunda etapa do evento que será realizada no Autódromo Internacional de Curitiba, na cidade de Pinhais, no Paraná, nos dias 25, 26 e 27 de maio.