Com experiência internacional, Rodrigo Barbosa chega à TOP SERIES. Piloto está de volta ao automobilismo brasileiro depois de passar por Atlantic e Indy Lights

Foram quatro anos de trajetória internacional, passando por Atlantic e Indy Lights, as principais categorias de base da Fórmula Indy, até Rodrigo Barbosa direcionar sua carreira ao Brasil. Mais experiente, aos 23 anos de idade, ele está de volta ao País para disputar a temporada completa da TOP SERIES. Rodrigo pilota o Corvette Z06R em parceria com Pedro Queirolo, na categoria TOP 1.

“Sempre tive bom relacionamento com o Pedro e neste ano surgiu a oportunidade de voltar ao Brasil para disputar uma categoria que nasceu muito forte, que é a TOP SERIES. Eu nunca havia pilotado carros de Gran Turismo mas, para ser bem sincero, gostei mais do que o Fórmula”, conta Rodrigo Barbosa, que saiu do kart direto para F-Renault Brasileira, antes de passar por Atlantic e Indy Lights.

Mas a verdade é que a trajetória internacional trouxe uma bagagem valiosa para Rodrigo. “Lá fora, eu sempre precisei me adaptar rapidamente ao carro, aos circuitos, nunca tive muito tempo para aprender. Isso ajudou muito nesta rápida adaptação à TOP SERIES. Também aprendi bastante em termos de profissionalismo e mesmo na parte técnica, de transmitir as reações do carro aos engenheiros”, fala Rodrigo.

Ele foi contemporâneo de alguns dos pilotos que hoje formam o grid de largada da Indy, como James Hinchcliffe, Charlie Kimball, JR Hildebrand e a própria Bia Figueiredo. Rodrigo teve um reencontro curioso com todos eles, já que a estreia pela TOP SERIES foi justamente na corrida realizada em conjunto com a etapa brasileira da Indy, no circuito de rua do Anhembi, em São Paulo (SP).

“Foi muito bacana. Tenho muitos conhecidos na Indy e tive a possibilidade de visitá-los durante o fim de semana. O mais legal é que todos eles gostaram bastante da TOP SERIES, é uma categoria que realmente chama a atenção”, destaca Rodrigo. Ele e Pedro Queirolo ficaram com o quinto lugar no Anhembi, conquistando um pódio com o Corvette Z06R.

A expectativa, claro, é ainda mais alta para a segunda etapa da temporada, que será disputada neste domingo (10), no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR). “Teoricamente, o carro se comporta muito bem em Curitiba e o Pedro teve excelentes resultados lá no ano passado, então acredito que temos tudo para conseguir mais um pódio”, conclui Rodrigo Barbosa.

Na temporada passada, Pedro Queirolo venceu no circuito de Pinhais com o Corvette Z06R. A vitória foi alcançada nos últimos metros da corrida, quando o carro da dupla Xandy Negrão e Xandinho Negrão ficou sem combustível. Aquela foi a terceira vitória consecutiva de Pedro, que havia vencido também as duas corridas disputadas no Anhembi em 2011.

TOP SERIES

A TOP SERIES é a mais nova categoria do automobilismo brasileiro e nasceu inspirada nas corrida de longa duração, como as 24 horas de Le Mans, Nurburgring, Daytona. Conta com modelos GT2, GT3, GT4 e Protótipos em provas de três horas de duração, realizadas nos principais circuitos do Brasil.

INGRESSOS

As entradas para a TOP SERIES em Pinhais já estão à venda pelo portal Oba Oba Ingressos (http://loja.obaobaingressos.com.br/catalogsearch/result/?q=top+Series&x=26&y=11). Os passes para a arquibancada custam a partir de R$ 20. Já os ingressos para visitação aos boxes são vendidos por R$ 40.

CREDENCIAMENTO

Jornalistas e fotógrafos que pretendem fazer a cobertura do evento devem entrar no site oficial, www.topseries.com.br, e acessar a área Imprensa. Nela, há um formulário que deve ser completado e enviado até a próxima quinta-feira (7).