Iveco renova parceria com Racing com Festival e caminhões Stralis garantirão a logística da Copa Fiat 2012. Dois Stralis transportarão 18 toneladas de equipamentos e percorrerão 3.000 quilômetros para atender cada uma das 6 etapas da Copa Fiat

A Iveco repete a parceria dos últimos dois anos com o Racing Festival e cede dois caminhões pesados Iveco Stralis para transportar todos os equipamentos necessários para a montagem da estrutura do campeonato. A disputa começou ontem (03/06), em Londrina (PR), no Autódromo Internacional Ayrton Senna. Neste ano, o Racing Festival terá duas categorias: a Copa Fiat (automóveis) e a R1 GP 1000 (motocicletas), ambas com seis etapas em cinco estados.

“A participação da Iveco agrega enorme valor ao Racing Festival, pois significa um importante aval de qualidade e seriedade à logística que cerca o evento. Temos certeza que essa união perdurará por muitos anos”, comenta Titônio Massa, organizador do evento e pai de Felipe Massa, piloto da Scuderia Ferrari de Fórmula 1.

Os caminhões Iveco Stralis são um 490S41T 4×2 cinza e um 570S46T 6×2 com câmbio automatizado de cor branca. A cada etapa, os veículos transportarão 18 toneladas de equipamentos de estrutura, como arquibancadas, camarotes e cenografia. A média de rodagem em cada uma das etapas será de 3.000 quilômetros. Depois de Londrina, as a Copa Fiat 2012 acontece nas cidades de Goiânia (GO) em 07 e 08 de julho; Curitiba (PR) em 28 e 29 de julho; São Paulo (SP) em 18 e 19 de agosto; Brasília (DF) em 08 e 09 de setembro; e Nova Santa Rita (RS) em 03 e 04 de novembro.

Evolução do Trofeo Linea, a Copa Fiat utilizará como veículo oficial o Linea 2012, e seu objetivo é reunir os melhores pilotos brasileiros em corridas com um carro muito próximo daquele que o consumidor pode encontrar nas ruas. Os destaques ao volante são os irmãos Cacá e Popó Bueno, Christian Fittipaldi, Allam Khodair, Marcos Gomes e Giuliano Losacco. “Foi positivo constatar que grandes nomes do automobilismo nacional acreditaram no projeto desde seu lançamento e estarão novamente conosco”, avalia Titônio. O campeão da edição 2012 levará para casa um Linea zero quilômetro. Cacá Bueno tentará o tricampeonato, após reinar absoluto nas duas primeiras edições.

COM MODIFICAÇÕES, FIAT LINEA SOBE PARA 240 CAVALOS
Para competir, o Linea “de rua” recebeu diversas transformações. Por fora, a suspensão dianteira foi reprojetada especialmente para as pistas, com barra anti-rolagem ligada diretamente à manga de eixo; e há um kit aerodinâmico, constituído por saias laterais, pára-lamas, asas dianteira e traseira, além de assoalho de madeira e extrator de ar posterior, que aumentam o rendimento. Os pneus são Pirelli de aro 18. O motor é um Fiat Powertrain T-Jet 1.4 turbo de 16 válvulas, movido por etanol, que entrega 240 cavalos de potência, com câmbio sequencial de 6 marchas.

“O formato das provas resulta em um grande equilíbrio e corridas sempre repletas de ultrapassagens e emoção”, diz Titônio. Com 24 carros no grid, o regulamento da Copa Fiat prevê treinos livres e tomadas classificatórias realizadas aos sábados e duas corridas para os domingos, uma pela manhã e outra no início da tarde com a mesma duração de 25 minutos mais uma volta.

A 2ª bateria da Copa Fiat sempre será transmitida pelo canal a cabo Sportv, e pela TV aberta Rede TV! em HD, sempre às 13h.