A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+ 20, irá contar com a participação do BMW Group, o qual será um dos apoiadores do evento no debate de questões relacionadas à sustentabilidade e no fornecimento de veículos oficiais para chefes de Estado e Autoridades.
A empresa desenvolveu uma programação especial para o evento, que ocorre pela vigésima vez e no mesmo local da primeira conferência realizada há 20 anos atrás: no Rio de Janeiro. Lá os participantes terão a oportunidade de conhecer toda tecnologia sustentável na fabricação de automóveis por meio de palestras, debates e coletivas de imprensa que acontecerão no estande do Grupo, montado no Parque dos Atletas. Tal programação contará com a participação de executivos da BMW AG e do presidente do BMW Group Brasil, Henning Dornbusch. Entre os assuntos apresentados estarão metas e sugestões de mobilidade, bem como a história da nova sub-marca BMW i, a qual tem o propósito de oferecer soluções de mobilidade sustentáveis. O estande também será palco para debates entre formadores de opinião, onde temas como resultados alcançados e projeções sobre a sustentabilidade no mundo serão discutidos.
Além disso, o BMW Group trouxe diretamente da Alemanha 5 veículos elétricos a fim de promover uma ação de test drive que será realizada no Autódromo de Jacarepaguá. Pela primeira vez no Brasil, alguns convidados da marca e jornalistas poderão comprovar a eficiência e o dinamismo dos modelos BMW Concept ActiveE e MINI E, desenvolvidos com tecnologias que serviram de referências e base para o desenvolvimento futuro de modelos elétricos da sub marca BMW i, como o i3 e i8.
Mesmo antes dos veículos elétricos virarem tendência mundial, o BMW Group já investia em pesquisas para o desenvolvimento de carros ecologicamente corretos. Cerca de 40% de todos os novos modelos do BMW Group oferecem uma redução no consumo de combustível e, conseqüentemente, de emissão de C0² de até 23%.
O pioneirismo e o empenho da fabricante alemã na prática da mobilidade sustentável rendeu ao Grupo, pelo sétimo ano consecutivo, o renomado prêmio de montadora mais sustentável do mundo entregue pelo Índice Dow Jones de Sustentabilidade, um dos mais reconhecidos do mundo.
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+ 20, será realizada entre os dias 13 e 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro, e reunirá líderes do mundo todo em torno do debate sobre as maneiras de se transformar o planeta em um ambiente melhor e mais saudável para se viver.
Sobre a Rio+20: UN Conference on Sustainable Development
Sob o título Rio+20, ocorrerá, pela 20ª vez, a conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável – UNCSD, de 13 a 22 de junho de 2012, no mesmo local da primeira conferência, Rio de Janeiro/Brasil. Será uma conferência do mais alto nível, com milhares de representantes de governos, do setor privado, de ONGs e outros participantes. São esperados 50.000 participantes autorizados, bem como 120 chefes de estado e de governo, tais como a chanceler Angela Merkel e o presidente Barack Obama. A Rio+20 é, assim, considerada o evento mais importante do mundo a tratar de sustentabilidade.
Os temas da conferência são:
1. Economia “verde” ligada ao desenvolvimento sustentável e combate à pobreza;
2. Estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
As metas são:
1. Garantia renovada de que a Política se voltará ao desenvolvimento sustentável;
2. Avaliação do progresso realizado e das lacunas remanescentes na implantação dos resultados das reuniões mais importantes sobre sustentabilidade;
3. Enfrentamento dos desafios atuais e novos. A conferência objetiva obter um acordo sobre um “Pacote Político” obrigatório para os países participantes.
A conferência se divide em 3 etapas:
? Fase 1 (de 13 a 15/6/2012): Comitê Preparatório (conversações preparatórias em alto nível)
? Fase 2 (de 16 a 19/6/2012): fase de elaboração com o envolvimento de órgãos não governamentais, Economia e formadores de opinião.
? Fase 3 (de 20 a 22/6/2012): reuniões de alto nível com chefes de estado e de governo.






