A Fras-le S.A, uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção e com forte presença global, acaba de ganhar o 40º Prêmio Exportação RS na categoria Diversificação de Mercados, um reconhecimento ao avanço da empresa no mercado mundial, que é o resultado consistente das ações e investimentos articulados para conquistar novos clientes e assim consolidar sua marca no mercado internacional.
As estratégias coordenadas entre gestão, marketing e vendas, em 2011, contribuíram positivamente para a ampliação das exportações que alcançaram mercados ainda não atendidos, além de preparar canais de vendas para as ações comerciais desenvolvidas pelas unidades do exterior e aumentar o portfólio de produtos para os diferentes mercados.
A conquista de novos mercados nos últimos anos se deve principalmente à ampliação e mesmo ao reforço na estrutura de atendimento, o que tem permitido à Fras-le se posicionar mais próxima de países como África, Oriente Médio, Extremo Oriente, Europa, América do Norte e América do Sul.
Para manter esta performance, a Fras-le planeja investimentos no atual exercício de 2012, notadamente em processos que envolvam aumento da capacidade produtiva de suas plantas industriais instaladas no Brasil, nos Estados Unidos e na China.
Parte do investimento também será direcionada a avanços tecnológicos e a sistemas de segurança. Além do plano de investimentos para 2012, a Companhia também revisou as estimativas de desempenho para o exercício, no qual deverá registrar uma receita líquida consolidada de R$ 680 milhões. Neste ano, a empresa espera atingir uma receita total em exportações superior US$ 115,4 milhões alcançada em 2011.
Uma rede bem estruturada de centros de distribuição como os da Argentina, Europa e Estados Unidos, além de operações comerciais nos Estados Unidos, Alemanha, México, Chile, África do Sul e Emirados Árabes Unidos têm garantido maior agilidade no atendimento aos clientes internacionais. Para mostrar força no mercado exportador, tornaram-se importantes as ações voltadas à ampliação da capacidade produtiva e de unidades comerciais locais, além do investimento na aquisição da empresa Freios Controil, que contribuiu de modo significativo para o aumento do portfólio.
Para o diretor comercial da Fras-le, Rogério Luiz Ragazzon, o cenário atual para as empresas exportadoras requer investimentos inteligentes em áreas estratégicas, como a inovação, para superar as dificuldades “sazonais” e locais. Segundo ele, dentre os principais desafios a serem superados para o crescimento nos índices de exportação estão as barreiras alfandegárias e não alfandegárias e o conhecimento e proximidade com os mercados de atuação. A entrega do Prêmio Exportação RS ocorre dia 25 de junho, às 19h30min, no Teatro Bourbon Country, em Porto Alegre.



