Continental desenvolve bomba de combustível 50% mais resistente e que economiza corrente elétrica. Além de mais durável, bomba brushless ainda reduz níveis de emissões e consumo de combustível

A preocupação com a redução de emissões e consumo de combustível tem levado a indústria automotiva a buscar novas soluções que ampliem a eficiência dos veículos. Pensando nisso, a Continental, uma das maiores fabricantes de componentes automotivos do mundo, lança ao mercado a bomba brushless, um dispositivo controlado eletronicamente que reduz a corrente elétrica do carro e, consequentemente, proporciona economia de combustível.

  

A principal vantagem da brushless, como o próprio nome em inglês sugere, é a eliminação das escovas, que reduzem a eficiência mecânica do sistema e podem ser afetadas por combustíveis de má qualidade, por exemplo. A durabilidade chega a ser 50% maior. É importante ressaltar que combustíveis adulterados ou sem procedência comprovada podem queimar as escovas de carvão nos sistemas convencionais acabando rapidamente com a vida útil dos produtos.

  

A tecnologia desenvolvida pela Continental é uma evolução das bombas convencionais em diversos aspectos. Primeiro, o controle eletrônico brushless, que permite o controle de rotação conforme a demanda momentânea, aumentando dessa forma a eficiência de todo o conjunto de diminuindo os desgastes desnecessários. Isto permite uma menor utilização de energia nos veículos, o que melhora em até 70% o consumo de energia sobre os componentes convencionais de corrente contínua e em até 10% sobre as demais bombas controladas eletronicamente.

  

A eletrificação crescente motivada pelas novidades eletrônicas estabelece um desafio único para as fabricantes e seus fornecedores a fim de determinar o uso mais eficiente de energia dentro dos carros.

  

Resultados de testes de campo mostram que o uso por demanda proporciona uma redução de até 2,4 g/km de CO2, quando comparado com as bombas convencionais.

Inicialmente concebido com diâmetro de 50 mm, ideal para veículos de alta performance, a Continental lançou recentemente uma versão de 43 mm para uso em todos os veículos. A empresa vai produzir 1,5 milhão de bombas neste formato a cada ano até 2012.
Sobre o Grupo Continental

Com um faturamento de €30.5 bilhões em 2011, o Grupo Continental é um dos líderes mundiais no fornecimento de componentes para a indústria automobilística. Seu portfólio disponibiliza sistemas e componentes de freios, motores e chassis, instrumentação, soluções de infotainment, eletrônica, pneus e elastômeros técnicos que contribuem para maior segurança no trânsito e respeito ao meio ambiente. O Grupo conta globalmente com aproximadamente 167.000 pessoas, em 46 países.

  

Presença local

No Brasil, o quadro de colaboradores do Grupo Continental é composto por aproximadamente 6 mil pessoas, que atuam em treze unidades localizadas em pontos estratégicos do País: Barueri (SP), Camaçari (BA), Gravataí (RS), Guarulhos (SP), Jundiaí (SP), Manaus (AM), Paulínia (SP), Ponta Grossa (PR), Resende (RJ), Salto (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP) e Várzea Paulista (SP).

  

Com ampla produção local, destacam-se artefatos automotivos de borracha (correias, coxins, selos e conjuntos montados de mangueiras para direção hidráulica e ar condicionado), atuadores, cockpits, dispositivos antifurto, gerenciadores de frotas, instrumentos, módulos de alimentação de combustível, módulos de gerenciamento de motor, pneus, rádios automotivos, sensores e sistemas de freios.

  

A Continental está focada na elevada qualidade dos seus produtos e nas questões ambientais A empresa atende a todos os padrões internacionais de qualidade e meio ambiente. Prova disso é que a empresa conta com importantes certificados, como a ISO/TS 16.949 e a ISO 14001.