Na 20ª edição do Rally dos Sertões, a Cummins Brasil, em parceria com a Equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport, marca mais uma vez forte presença em uma das principais provas off road do mundo com sua linha de remanufaturados, provando – na prática – a qualidade, durabilidade e alto desempenho de seus produtos.
Neste ano, a maior fabricante independente de motores Diesel vai em busca do hexacampeonato na categoria Caminhões Leves e volta a disputar também com a linha ReCon o título na Categoria Caminhões Pesados sob o comando dos experientes profissionais Edu Piano e Solon Mendes, acompanhados do novo co-piloto Carlos Sales.
Sob o capo do novíssimo Cargo 1933 4×4, também chamado de “Monstro”, o motor ReCon ISC, o mesmo usado em 2010, ocasião em que a equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport estreou na categoria dos Pesados no Rally dos Sertões com o Cargo 1722 4×4 e pegou pódio.
De acordo com o piloto pentacampeão, Edu Piano, o motor Cummins ReCon ISC foi retrabalhado e desenvolvido especialmente para competição. “Traz potência atual de 650 cavalos e é capaz de atingir 220 km/h”, afirma.
Alguns treinos a bordo do novo Cargo 1722 4×4 dotado do motor Cummins ISC já foram realizados. Durante um teste extra-oficial realizado pelo trio em junho, na etapa de Botucatu do Campeonato Sertões Series, o desempenho do caminhão superou as expectativas quando venceu na categoria no sábado e, no domingo,ficou em segundo lugar no resultado do dia e também da etapa.
“Estou muito confiante com a robustez e performance do motor, coração do carro, que precisa ser bom, confiável e potente. É com certeza 50% da performance da equipe”, afirma o piloto.
Na Categoria Caminhões Leves, a Cummins Brasil busca seu sexto título consecutivo com o motor pentacampeão Cummins Euromec III de 3.9 com atuais 320 cavalos de potência. A equipe que vai comandar o Ford F 4000 ainda não foi divulgada.
Vale acrescentar que toda a gama de produtos ReCon da Cummins passa por um processo de industrialização da empresa, que recupera motores, deixando-os com as condições originais e componentes com a mesma performance e desempenho quando comparado aos novosprodutos e atende todos os requisitos de engenharia Cummins.
A edição de 20 anos do Rally dos Sertões terá um roteiro de 4.846 quilômetros, com largada em São Luís (MA) no dia 19/8 e a chegada no dia 29/8, em Fortaleza (CE). O rali passará ainda por Tocantins, Piauí e Pernambuco.





