“Estimamos que atualmente o segmento de locação de equipamentos de linha amarela seja formado por aproximadamente 1.000 empresas”, afirmou Eurimilson João Daniel, vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção (Sobratema), durante coletiva de imprensa, realizada nesta quarta-feira (26), para divulgação da Expo 2013 – 2ª Feira Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura, a ser promovida de 5 a 8 de junho do próximo ano, em São Paulo.
De acordo com Daniel, os novos participantes desse mercado já tem em mente uma realidade que vem se modificando drasticamente nos últimos anos e que envolve uma série de exigências. “As principais são: ter capacidade para inovar constantemente; entender que hoje ao cliente não basta ter a máquina, pois ele necessita de serviços e garantia de manutenção; ter capacidade de formar e reter profissionais e, acima de tudo, estar atento às normas e exigências legais, que cresceram muito nos últimos anos”, explicou.
Os custos para as empresas do setor também aumentaram. Um exercício feito por Daniel revela que para cada grupo de 10 empregados necessários para iniciar uma obra, há um custo de R$ 15 mil. Há ainda os custos de laudos técnicos e licenças ambientais dos equipamentos, que somam mais R$ 10 mil. Além disso, cada empregado que atua na obra demanda uma despesa mensal apenas com documentação, taxas e tributos para sua legalização.
Construction Expo 2013
Por sua importância no segmento da construção, a área de locação será um dos destaques da Construction Expo 2013 – 2ª Feira Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura e do Sobratema Congresso – Edificações e Obras de Infraestrutura, que ocorre simultaneamente à exposição.
A feira, que está integrando toda a cadeia do setor e unindo as principais construtoras e entidades do País, mostrará uma diversidade de materiais, equipamentos, produtos e serviços diferenciados que as empresas de locação oferecem ao mercado de edificações e obras de infraestrutura, sendo uma ótima oportunidade para o visitante conhecer a magnitude desse segmento.
A Construction Expo 2013 também apresentará novidades de métodos construtivos, fornecedores de serviços e fabricantes de produtos, matérias-primas, insumos para construção de edifícios residenciais, comerciais, industriais, shopping centers e hospitais e para a execução de obras em rodovias, ferrovias, metrôs, pontes, acessos, terminais de cargas e estaleiros, hidrelétricas, termoelétricas, eólicas, oleodutos e gasodutos, estruturas metálicas, saneamento, entre outros.
Já o Congresso debaterá temas atuais e relevantes para superar os desafios enfrentados pelas companhias de rental nos últimos tempos, sendo um palco de difusão de informações e troca de experiências entre profissionais, representantes e empresas desse segmento. Além disso, serão debatidos outros assuntos como desenvolvimento tecnológico, segurança e conformidade, alinhados às grandes metas setoriais da qualidade, o que leva o evento a ter uma programação ampla e completa.
Apoio
As entidades confirmadas para participar do Conselho da Construction Expo 2013 são: ABCEM – Associação Brasileira da Construção Metálica, ABCIC – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto, ABIFER – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, ABRAMAT – Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção, ABRAVIDRO – Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos, ABRASFE – Associação Brasileira das Empresas de Formas e Escoramentos, ANEPAC – Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Civil, ANFACER – Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento, ASFAMAS – Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais para Saneamento, CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, CTE – Centro de Tecnologia de Edificações, DRYWALL – Associação Brasileira do Drywall, Fundação Carlos Alberto Vanzolini, IABr – Instituto Aço Brasil, IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto, INSTITUTO DE EGENHARIA – SP, SINAENCO – Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva, SINDAREIA – Sindicato das Indústrias de Extração de Areia do Estado de São Paulo, SINDUSCON-SP – Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo, e SINICESP – Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo.
Informações: www.constructionexpo.com.br





