Grupo ZF recebe prêmio EBUS Award 2012. O eixo com motorização elétrica AVE 130 foi o produto reconhecido por um júri formado por acadêmicos e profissionais de Transporte da Alemanha

O Grupo ZF recebeu o prêmio EBUS Award 2012, um dos mais importantes na área de tecnologia para ônibus na Alemanha. O eixo para ônibus de piso baixo AVE 130 foi premiado durante a realização do Fórum de Transportes e Logística, uma iniciativa conjunta da Associação de Empresas Alemãs de Transporte (VDV) com a DEVK, uma das principais empresas alemãs de seguros, no dia 28/09 em Colônia, Alemanha. O AVE 130 foi reconhecido na categoria “Componentes inovadores para ônibus com motores elétricos”.

O prêmio é escolhido por um júri que reúne acadêmicos, representantes públicos e empresas privadas atuantes no segmento de Transporte na Alemanha. Há desde autoridades do Ministério dos Transportes a professores universitários de Engenharia Automotiva da renomada RWTH Aachen, centro de pesquisas tecnológicas que iniciou suas atividades em 1870 e se mantém entre os principais polos de pesquisa no país.

“Estou particularmente satisfeito, pois o prêmio EBUS não promove apenas abordagens visionárias, dando preferência às soluções práticas. Hoje, as grandes cidades buscam saídas para atenuar os graves problemas causados pela poluição sonora, visual e atmosférica. E o nosso AVE 130 foi criado justamente para enfrentar estes problemas urbanos dentro das operações de transporte de passageiros”, disse Andreas Moser, diretor da área de Negócios de Sistemas de Eixos do Grupo ZF.

Com funcionamento elétrico, o eixo AVE 130 AVE para ônibus já provou sua robustez na Europa: desde 2010, a ZF testa 150 eixos em viações de transporte urbano, a maior parte em veículos articulados. Já foram alcançados 1,5 milhão de quilômetros sem surgimento de problemas de manutenção.

O AVE 130 não é apenas uma inovação no transporte público em termos de eficiência energética. Outras vantagens surgem porque a unidade de motores está localizada diretamente nos cubos do eixo. Assim, o espaço de instalação para assentos pode ser expandido, e os passageiros podem ter um corredor completamente plano.

Legendas das fotos:

1) Eixo AVE 130.

2) Da esquerda para a direita: Professor Dirk Uwe Sauer, da Universidade RWTH Aachen, um dos principais centros alemães de pesquisas tecnológicas; Andreas Moser, diretor da área de Sistemas de Eixos do Grupo ZF; e Rainer Bomba, secretário de Estado do Ministério de Transportes da Alemanha.