SAE BRASIL debate sistemas de fundição sustentável em Joinville, SC. Simpósio SAE BRASIL de Sustentabilidade em Fundição será realizado no dia 31 de outubro, na Associação Empresarial de Joinville

Disseminar a tecnologia aplicada à fundição de ferro fundido, de aço, alumínio e outros metais não ferrosos é o objetivo principal do Simpósio SAE BRASIL de Sustentabilidade em Fundição. O encontro ocorrerá no dia 31 de outubro, na Associação Empresarial de Joinville – Salão Nobre Schulz (ACIJ – av. Aluísio Pires Condeixa, 2.550 -Saguaçu – Joinville – SC).

  

Promovido pela Seção Paraná e Santa Catarina da SAE BRASIL, o encontro visa também mostrar quais as boas práticas que a indústria utiliza para aumentar sua produtividade e eficiência focadas no segmento de fundição.

Segundo Bruno Salmeron, chairman do simpósio, o encontro abordará a importância na conservação do meio ambiente e manutenção da sustentabilidade na indústria. “O Brasil precisa se tornar excelência neste segmento, então o evento será oportunidade para que os participantes estabeleçam networking entre os profissionais da área”, diz.

Segundo Luiz Américo, gerente do simpósio, a previsão de participantes é de 200 pessoas e o público alvo são os profissionais ligados à indústria de fundição e os estudantes de engenharia. “Queremos promover um evento que possa colaborar com os profissionais da área no sentido de fornecer e proporcionar bom conteúdo para quem atua neste mercado, já que não possuímos uma literatura complexa”, explica.

Salmeron acredita que a cadeia de produção automotiva precisa de profissionais bem treinados. “Santa Catarina passa por momento de forte desenvolvimento com a chegada de grandes indústrias, por isso, é importante que o engenheiro que irá atuar nessa cadeia esteja bem preparado e o nosso objetivo principal é proporcionar esse conhecimento”, acrescenta.

  

Programação – Durante o encontro serão apresentados cases de novas técnicas que algumas empresas estão aplicando em seus processos de produção e obtendo bons resultados. “Quem for ao simpósio terá contato com o que há de mais moderno em fundição e com certeza, poderá levar às suas empresas grandes exemplos de práticas sustentáveis”, acrescenta o chairman.

  

Para Norberto Fabris, diretor de Seções da SAE BRASIL, os encontros da associação são a vitrine dos avanços da engenharia da mobilidade em diferentes áreas, trazidas ao debate nas palestras de grandes especialistas. “Trata-se de uma oportunidade sem igual para a atualização nas tendências e novas soluções tecnológicas”, ressalta.

  

Confira a programação:
13h30 – Palestra:“A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE MANUFATURA NO DESEMPENHO DOS COMPONENTES FUNDIDOS”, com Vinicius Úbeda, gerente de Engenharia da MagmaSoft.
14h – Palestra: “SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE INJEÇÃO DE COMPONENTE AUTOMOTIVO EM LIGAS LEVES VISANDO A REDUÇÃO DE MASSA”, com dr. Olivier Ludwig, engenheiro de Manufatura Virtual da ESI Group.
14h30 – Case: “APLICAÇÃO DE ADF”, com drª. Raquel Luísa Pereira Carnin, gestão Ambiental da Tupy.
15h – Palestra: “SISTEMAS DE EXAUSTÃO E FILTRAGEM EM FUNDIÇÕES”, com Guy Harion, da Superintendente de Vendas da Kuttner.
15h30 – Debate
16h30 – Palestra: “ANÁLISE COMPARATIVA DA USINAGEM DE UM FERRO FUNDIDO NODULAR ALTO SILÍCIO CLASSE FE 50010 EM RELAÇÃO A UM FERRO FUNDIDO NODULAR CONVENCIONAL CLASSE FE 50007”, com Daniel Fabrício dos Santos, engenheiro de produtos da Schulz SA.
17h – Palestra: “GANHOS COM A MELHORA DA SELEÇÃO E PREPARAÇÃO DA CARGA, PARA FORNOS A INDUÇÃO E CUBILÔ (NA FUSÃO DE FERRO)”, com Julio Cesar de Sá, gerente comercial da Rossil.
17h30 – Palestra:“AGLOMERANTE FENÓLICO – URETÂNICO DE ALTO DESEMPENHO”, com Marlon Buer, assistência técnica da Alkamar.
18h – Debate
18h30 – Encerramento